EBDA participa da 31ª Exposição Agropecuária de Uauá

Demonstrar programas e projetos que visam ao desenvolvimento local e à melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Esse é o objetivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), que participa da 31ª Exposição Agropecuária de Uauá, de 25 a 29 de Agosto de 2010, no Parque de Exposição do município.

A EBDA ocupa uma área de 500 metros quadrados, onde estão instalados dois stands e um Portal de Tecnologias, disponibilizados ao público visitante durante a exposição. Ao redor dos toldos, onde os técnicos estão à disposição dos agricultores para orientar e demonstrar os produtos e serviços realizados pela empresa, foram montados canteiros com espécies utilizadas como reserva estratégica alimentar animal da região do semiárido, como palma, sorgo forrageiro e feno, além das culturas que podem ser irrigadas com sistema produzido com garrafas PET: capim de corte, horticultura, feijão e hortaliças.

De acordo com o presidente da EBDA, Emerson Leal, o objetivo da empresa durante o evento é apresentar, aos agricultores familiares, novas tecnologias que se ajustem às peculiaridades de cada região, respeitando o meio ambiente. “A missão da empresa é a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, viabilizando as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, e essas ações desenvolvidas em exposições agropecuárias são um grande catalisador dentro desse processo”, explicou o presidente.

Orientações técnicas sobre criação de abelhas, clínicas tecnológicas, demonstração sobre a importância da utilização de equipamentos de georreferenciamento e de produtos apícolas, bovinocultura e principalmente atividades realizadas com caprinos e ovinos também estão sendo prestadas nos stands da empresa para estudantes de escolas do ensino fundamental, agrícolas, e produtores.

O professor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Uauá (PETI), Carlos Alberto, ratificou ao visitar, junto com seus alunos, o espaço destinado à EBDA, a importância do trabalho de conscientização infantil no meio rural, realizado pela empresa durante a exposição. “Nossos alunos são na maioria filhos de agricultores, e ao visitar o stand da EBDA, eles foram orientados de forma lúdica, como conviver com a vegetação e animais típicos do semiárido no seu cotidiano, aproveitando o que o campo tem de melhor para lhes oferecer,” comentou o professor.

Segundo o agricultor familiar e criador de caprinos e ovinos, José Vitor sobrinho, seu rebanho aumentou de peso consideravelmente, após sua participação num curso oferecido pela EBDA, cujo tema foi: A Palma como Opção na Alimentação Animal.

“Hoje tenho uma média de 400 cabeças e mais da metade é de cabra leiteira que utilizo na produção de queijo coalho, mas para isso é preciso alimento senão a produção cai e a palma é bem aceita pelos animais, eles adoram, foi a minha salvação. Vendo o queijo de meio quilo a 5 reais e a 8 reais o quilo da carne; tem animal que depois da palma chega até a 25kg”, concluiu Sobrinho.

Cursos e palestras

Visando intensificar o desenvolvimento sustentável dos agricultores familiares e de estudantes de escolas agrícolas, na região de Uauá, a EBDA realizará cursos e palestras de capacitação sobre as principais culturas do semiárido no stand da empresa, a exemplo da apresentação de Manejo Alimentar na Caprinoviculturae da palestra Agricultores Familiares Protagonistas da Construção do Desenvolvimento Sustentável da Região de Uauá.

Publicações técnicas da empresa estão sendo disponibilizadas aos visitantes, gratuitamente ou vendidas por preços subsidiados, Os interessados em participar dos cursos e palestras devem procurar o stand da empresa, no parque de exposição.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading