Após ser aceita pela Unesco, candidatura do local deve ser decidida na madrugada deste sábado.
Um comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, deve decidir neste fim de semana o destino de vários sítios candidatos a Patrimônio Mundial.
A reunião do Comitê do Patrimônio Histórico ocorre em Brasília. O órgão analisa 39 indicações de 33 países.
Melhorias
Entre os inscritos está a Praça de São Francisco, em São Cristóvão, no Sergipe.
O local fica a cerca de 23 km da capital Aracaju. Segundo o governo estadual, já foram investidos mais de R$ 770 mil em melhorias na praça e na restauração de partes do Convento Santa Cruz.
A coordenadora do Setor de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, contou à Rádio ONU, de Brasília, o significado histórico do local para a candidatura
Domínio Espanhol
“Seria, no Brasil, uma representação de urbanimos com características espanholas porque ele resulta de um momento em que a Coroa Portuguesa estava sob domínio espanhol. Além disso, o próprio convento franciscano e o conjunto de edificações em torno desta praça têm, de fato, uma feição excepcional por ser uma adaptação com um padrão brasileiro principalmente no nordeste do país”, afirmou.
São Cristóvão, a primeira capital de Sergipe, foi o local de vários confrontos causados na época da presença holandesa no nordeste.
Pegadas
Portugal e Espanha indicaram as Icnitas de Dinossauros da Península Ibérica, um sítio natural onde há pegadas fossilizadas de dinossauros.
A Cidade Episcopal de Albi, na França, as Cavernas Pré-Históricas de Yagul, no México e o observatório religioso de Jantar Mantar, na Índia, são outras indicações que passam por análise. A reunião da Unesco em Brasília termina na terça-feira
*Com informações da Rádio ONU
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




