Prefeitos e secretários da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu assinam compromisso com o Estado para melhoria da Educação nos territórios
O desafio da parceria com os municípios, segundo o secretário estadual Osvaldo Barreto, é garantir que “nenhuma criança na Bahia fique fora da escola e que todas sejam alfabetizadas na idade adequada, afinal já está provado que quem aprende a ler e escrever até oito anos de idade tem um bom desempenho escolar”.
O prefeito de Lençóis, Marcos Araújo, reafirmou que “o município está aberto à parceria”, ressaltando os resultados alcançados na educação municipal com a articulação com o Estado, como o transporte escolar, as reformas das escolas e até a doação de equipamentos para a fanfarra.
O Fórum de Secretários de Educação da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu coaduna com esse compromisso. “Construímos o Fórum com 21 municípios de dois Territórios de Identidade para fortalecermos as ações regionais e buscarmos soluções conjuntas”, disse o Secretário de Educação de Seabra, Claudilson Sousa dos Santos, presidente do Polo 8 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que entregou ao Secretário Osvaldo Barreto o documento do Fórum, solicitando apoio para implantar os planos municipais de educação, os conselhos de educação, e também para construir o plano de cargos e salários de professores.
A solicitação será atendida através do Programa de Apoio aos Municípios (Proam), implantado pela Secretaria da Educação do Estado, em 2007, justamente para apoiar e fortalecer as redes municipais de educação. O programa já atende a 410 municípios baianos.
”O trabalho articulado entre o Estado e os municípios pode ser muito mais produtivo e acelerado para melhorar a educação em nosso Estado, afinal educação não tem partido, educação é uma questão de cidadania”, disse Osvaldo Barreto, lembrando que já está em curso no país a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, defendida por todos na última Conferência Nacional de Educação.
Um dos caminhos para a articulação é a criação de fóruns regionais, defende a Secretária de Educação de Andaraí, Kalipsa Brito, também coordenadora de Articulações Institucionais do Polo 8 da Unidme. “Considerando a amplitude do Estado da Bahia, é fundamental a organização e entrosamento dos Territórios de Identidade para diagnóstico, planejamento e execução de propostas que visem à melhoria da oferta da educação com a otimização de recursos”, afirmou Kalipsa, reforçando que “a busca por uma educação mais justa e inclusiva perpassa pelo fortalecimento das ações entre os entes federados”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




