Presidente Lula: Brasil pode dominar produção mundial de alimentos

Ao inaugurar hoje (08/09/2010) um armazém de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Uberlândia (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil pode dominar a produção mundial de alimentos no planeta se continuar investindo na safra de grãos e em tecnologia. Ele disse ainda que o Brasil agora pode “andar de cabeça erguida” depois de ter enfrentado e ganhado dos Estados Unidos em disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC).

De acordo com Lula, a inauguração do armazém da Conab, com capacidade para 100 mil toneladas de grãos, é uma mostra que o país está se preparando para o futuro. O presidente lembrou da batalha travada contra os Estados Unidos na OMC por causo dos subsídios pagos aos produtores americanos de algodão e açúcar. “Hoje, o Brasil respeita os Estados Unidos e a Europa, mas é dono do seu nariz, anda de cabeça erguida e queremos competir em igualdade de condições. Acabamos de sair de uma briga com os Estados Unidos na OMC sobre a questão do algodão e ganhamos. Acabamos dee brigar por causa do açúcar e ganhamos”, discursou.

“Antigamente, íamos brigar com os Estados Unidos e diziam para a gente: não vai brigar com os Estados Unidos porque eles são muito grandes. [Não] vai brigar com a Europa porque eles são muito grandes. Ora, meu filho, um elefante é daquele tamanhão, a tromba vale dez ratos, mas coloca um ratinho perto do elefante para ver como o bicho tem medo e se borra”, comparou Lula., acrescentando que o Brasil respeita e quer ter americanos e europeus como parceiros comerciais.

“Acho que o que fizemos foi apenas dizer para os americanos: respeitamos vocês, queremos vocês como parceiros privilegiados, mas queremos também ser respeitados. Dissemos para os europeus a mesma coisa. Quem é empresário e quem é ministro que viaja sabe que o Brasil nunca antes teve condições de andar de cabeça erguida e hoje é admirado”, disse o presidente.

Lula criticou novamente seus antecessores. Segundo o presidente, eles tinham uma “inteligência colonizada” e, por isso, não entravam em disputas com grandes países para defender os interesses econômicos brasileiros. “Houve um tempo em que éramos dirigidos por pessoas que pareciam muito inteligentes, mas que tinham a sua inteligência colonizada. Tudo dependia dos Estados Unidos e Europa e acreditavam muito pouco em nós mesmos.”, afirmou Lula.

“Ninguém precisa fazer um curso de pós-graduação para saber da importância do estoque regulador que um país tem que ter”, assinalou. “Uma dona de casa nos dá o exemplo de como uma nação tem que se comportar na questão alimentar. Não basta para um país produzir a quantidade de alimentos que o seu povo consome. É preciso ter uma reserva para garantir situações adversas.”


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público, escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como uma de suas fontes preferidas no Google. Clique aqui, selecione o JGB e acompanhe as notícias com mais destaque em suas buscas e recomendações.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo