Brasília – O governo cubano libertou ontem (21/10/2010) os presos políticos Rolando Jimenez Posada, Arturo Suarez Ramos e Ciro Perez Santana que foram levados para a Espanha. As informações são da agência portuguesa Lusa.
Também ontem, a Igreja Católica de Cuba divulgou a libertação de mais cinco presos políticos – quatro homens e uma mulher – membros de um grupo de 75 dissidentes condenados em 2003 no país. Com mais essa liberação, chega a 47 o número de dissidentes que aceitaram viver na Espanha e foram libertados.
Esta semana, o cubano Guillermo Fariñas, 48 anos, que ficou 11 anos preso e fez greve de fome até a libertação dos primeiros presos políticos de Cuba, foi escolhido como o vencedor do prêmio de direitos humanos (Sakharov) concedido pelo Parlamento da União Europeia.
Esta é a terceira vez que a dissidência cubana recebe a premiação, no valor de 50 mil euros (cerca de R$ 116 mil). O prêmio é entregue a “indivíduos excepcionais que combatem a intolerância, o fanatismo e a opressão”, segundo as normas do conselho do parlamento.
*Com informações da Agência Brasil
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




