Cuba liberta presos políticos

Brasília – O governo cubano libertou ontem (21/10/2010) os presos políticos Rolando Jimenez Posada, Arturo Suarez Ramos e Ciro Perez Santana que foram levados para a Espanha. As informações são da agência portuguesa Lusa.

Também ontem, a Igreja Católica de Cuba divulgou a libertação de mais cinco presos políticos – quatro homens e uma mulher – membros de um grupo de 75 dissidentes condenados em 2003 no país. Com mais essa liberação, chega a 47 o número de dissidentes que aceitaram viver na Espanha e foram libertados.

Esta semana, o cubano Guillermo Fariñas, 48 anos, que ficou 11 anos preso e fez greve de fome até a libertação dos primeiros presos políticos de Cuba, foi escolhido como o vencedor do prêmio de direitos humanos (Sakharov) concedido pelo Parlamento da União Europeia.

Esta é a terceira vez que a dissidência cubana recebe a premiação, no valor de 50 mil euros (cerca de R$ 116 mil). O prêmio é entregue a “indivíduos excepcionais que combatem a intolerância, o fanatismo e a opressão”, segundo as normas do conselho do parlamento.

*Com informações da Agência Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading