Dilma Rousseff: vamos manter a soberania, independência e a inclusão das pessoas

Com Lula, o Brasil pagou a dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado no mundo. E esse respeito, inédito no cenário internacional, é que, entre outras conquistas, legou ao país o direito de receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “O Brasil hoje tem condições de fazer investimentos e decidir seus rumos sem depender do Fundo Monetário Internacional (FMI). A ideia-força de independência, soberania, desenvolvimento e de inclusão das pessoas é o meu grande compromisso daqui para frente, essa ideia tem que ser reforçada”, disse Dilma Rousseff.

A candidata da coligação “Para o Brasil seguir mudando” afirma que parte desse respeito se deve ao fato de ter deixado ao condição de devedor e se transformado em credor do FMI. “A ruptura dessa tutela, e tenho certeza que para sempre, é uma das maiores comemorações que o povo brasileiro pode ter. É uma conquista do governo Lula que o meu compromisso é preservar”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera que o Brasil deixou de lado o “complexo de vira-lata” e diversificou suas relações. “O Brasil começou a ficar muito importante. E quando o país começa a ficar importante, começa a gerar ciúme e nós começamos a arrumar inimigos. Aqueles que não foram capazes de fazer o que você está fazendo vão começar a ser contra. Até porque, durante muito tempo, fomos induzidos a ter complexo de vira-lata. O importante era não ser ninguém. Ser alguém era privilégio de outros e não nosso”, disse o presidente.

Dilma Roussef vai manter a política externa de sucesso do governo Lula. Uma das estratégias é evitar o isolamento do país nas relações internacionais e, consequentemente, o acirramento dos conflitos. “Nós não achamos que a política que leva ao conflito e à guerra resulte em algum benefício”, declarou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading