Governo poderá antecipar no ano que vem parte do reajuste do mínimo de 2012

O governo poderá antecipar no ano que vem parte do reajuste do salário mínimo que será dado em 2012. Isso porque a lei determina que o aumento do salário mínimo seja dado de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) dos dois anos anteriores somado à inflação do ano anterior.

O problema, segundo o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, é que 2009 foi o ano em que o Brasil menos cresceu. Com isso, o reajuste seria menor.
“Como o reajuste para 2012 será robusto – de 7% ou 7,5% – poderia se discutir uma forma de antecipação do reajuste para 2011, para um valor que seria superior aos R$ 538 previstos no orçamento. Ela [Dilma] já deu abertura para essa possibilidade”, disse Dutra, em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil.

Segundo Dutra, a forma de cálculo do reajuste do mínimo é um dos grandes avanços do Congresso Nacional, com a participação das centrais sindicais. “Em vez de, ano a ano, abrir a disputa no Congresso, estabelecer um processo de recuperação ao longo de vários anos”, comentou. “Porque não adianta aumentar, se o aumento não estiver alinhado ao crescimento do país”, acrescentou.

Quanto às discussões relativas à economia do novo governo, Dutra disse que a atual política econômica será mantida, “independentemente das pessoas que vão ocupar os cargos”, como a presidência do Banco Central ou o Ministério da Fazenda. “Essa é uma prerrogativa da Dilma”, disse Dutra.

O programa 3 a 1 vai ao ar às 22h.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading