Em cerimônia que lotou o salão do Auditório Yemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, foram diplomados, no início da noite desta quinta-feira (16/12/2010), os candidatos vencedores das Eleições Gerais 2010 na Bahia.
Disputada pela imprensa, autoridades, familiares e amigos de diplomados, a solenidade reuniu para diplomação os eleitos a governador, vice-governador, os dois senadores com os suplentes (dois para cada titular), além dos deputados federais e estaduais e os seus suplentes.
Ao abrir o evento o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs, lembrou que a entrada em vigor da Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) acabou trazendo a euforia de se fazer, já nestas eleições, a sua aplicação, o que dividiu opiniões.
“Não foram poucas as pesquisas, os debates, o consenso e o dissenso. Mas tudo isso nos fortaleceu”, afirmou o magistrado, enfatizando ainda que o trabalho da Justiça Eleitoral na Bahia foi feito com independência.
Diplomação
A diplomação, ato pelo qual a Justiça Eleitoral habilita os eleitos a tomar posse para o exercício do mandato eletivo conquistado nas urnas, é a última etapa do processo eleitoral. A cerimônia encerrou os trabalhos do TRE baiano na realização do pleito deste ano, iniciado na fase do registro das candidaturas.
Recebeu primeiramente o diploma, das mãos do presidente do TRE, o governador reeleito Jaques Wagner, sendo diplomado em seguida o vice-governador eleito, Otto Alencar. Este último teve o documento entregue pelo vice-presidente da Corte Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra. Na seqüência foram diplomados os eleitos a senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, cada um precedendo a diplomação de seus dois suplentes.
Foram diplomados também o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual reeleito, Marcelo Nilo, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, eleito deputado estadual, Alan Sanches, os deputados Graça Pimenta, Carlos Geilson, Zé Neto e José de Arimatéia. A mesa foi composta ainda por todos os membros da Corte Eleitoral além da presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Telma Britto, do prefeito da cidade, João Henrique, dentre outros representantes políticos.
Em discurso o presidente do TRE destacou o trabalho conduzido pelos magistrados, servidores e funcionários do Tribunal na realização do pleito. “Sinto em mim próprio e vejo no semblante dos meus companheiros de trabalho, as marcas do cansaço, mas também sinto um halo de satisfação e este, estou certo, em decorrência do dever cumprido”, afirmou.















Deixe um comentário