Começa nesta quarta-feira (26/01/2011), e prossegue até quinta (27/01), a matrícula para estudantes que desejam ingressar pela primeira vez na rede estadual no Ensino Médio ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Assim como nas etapas anteriores, a matrícula pode ser realizada em qualquer uma das 1.544 unidades escolares do Estado. No caso de estudantes menores de 16 anos é necessária a presença dos pais ou responsáveis.
“É importante ressaltar que todas as escolas da rede estão estruturadas para realizar a matrícula. O estudante não precisa comparecer à escola em que deseja estudar, pode efetivá-la na unidade mais próxima e, principalmente, na que estiver mais vazia”, explica Eliana Carvalho, diretora de atendimento da rede escolar da Secretaria da Educação.
Neste ano, o processo de matrícula foi modificado devido à implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que centraliza todas as ações ligadas à matrícula, possibilitando comodidade e rapidez aos estudantes ou seus responsáveis.
Para esclarecer possíveis dúvidas em relação à matrícula, a Secretaria da Educação disponibiliza uma central de atendimento, que funciona no número 0800 285 8000. Além dela, os estudantes podem acessar o Portal da Educaçãowww.educacao.ba.gov.br.
Documentação – Para a efetivação da matrícula 2011 são necessários os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.
Secretaria realiza encontro para debater e diretrizes da Jornada Pedagógica 2011
Explicar e discutir as principais diretrizes para a realização da Jornada Pedagógica 2011 nas escolas da rede estadual. Esta foi a intenção do encontro realizado nesta terça-feira (25), na Escola Parque, entre o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, gestores e diretores de unidades escolares. A Jornada, que vai ser realizada de 1 a 4 de fevereiro, acontece pela primeira vez nas próprias escolas, com o objetivo principal de planejar o ano letivo e a perspectiva de melhorar o desempenho das unidades da rede estadual.
“A Educação da Bahia espera muito de cada um de nós. E vamos realizar esta Jornada com foco na escola. Temos que tratar a rede estadual como uma rede de fato, contribuindo para a criação de um ambiente que nos dê orgulho, que o estudante tenha este sentimento de pertencimento com relação à escola. Nós, educadores, temos a responsabilidade de acolher os nossos jovens neste ambiente”, afirmou Osvaldo Barreto.
Para Maria Luiza, diretora do Colégio João das Botas, em Salvador, a realização da Jornada nas escolas vai fortalecer as discussões. “Acredito que vai facilitar o debate. A Jornada é de fundamental importância para a programação do ano letivo que se inicia. Sem a Jornada, não temos como elaborar o nosso plano. E cada escola fica atenta para traçar as suas diretrizes”, considera.
Já o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, ressaltou a autonomia que as escolas vão ganhar a partir deste ano. “O professor vai se sentir muito mais estimulado para pensar o plano pedagógico para sua escola e, assim, fortalecer qualidade do ensino. Também vamos contar com instrumentos para este debate, como textos de apoio, artigos e outras referências”, afirma.
Na pauta de discussões da Jornada, além de orientações da Secretaria para o ano letivo de 2011, está a análise de indicadores da própria unidade escolar, analisando, em conjunto, o que precisa ser melhorado. Além disso, a Jornada também visa a planejar as intervenções necessárias para a melhoria do desempenho dos alunos e da escola, considerando o currículo, as diretrizes prioritárias, os indicadores de desempenho e a necessidade de consolidar o processo de alfabetização de todos os estudantes baianos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




