A cidade de Salvador tem uma posição geográfica privilegiada com um dos maiores litorais entre as capitais brasileiras, além de muitos locais com atrativos turísticos. Com todo esse cenário favorável, a Potencial Pesquisas realizou um estudo detalhado sobre os hábitos de lazer dos moradores de Salvador. O Instituto aponta dados sobre a relação da população com os lugares públicos de entretenimento na cidade, trazendo as opiniões, observando a frequência dos principais espaços e pontos turísticos, entre outros. O levantamento revelou que 42,4% dos soteropolitanos frequentam sempre ou quase sempre as praias, enquanto 18% vão com frequência ao cinema, além de 65% e 83% que afirmam nunca irem aos teatros e museus, respectivamente. Mais informações sobre a empresa e a pesquisa, os interessados podem conferir no site http://www.potencialpesquisa.com.br.
ÁREAS PÚBLICAS: A pesquisa indicou que 34% da população de Salvador não possui o hábito de frequentar as áreas públicas para o lazer. Os que responderam que vão às vezes e raramente, correspondem a 23,2% e 26,2% respectivamente. Já aqueles que estão sempre ou quase sempre frequentando somam apenas 8,7%. Entre os entrevistados da classe D, 37,3% afirmam nunca frequentar as áreas públicas para lazer. Os soteropolitanos acima de 65 anos são os que mais tem o costume em frequentar, 14,3% dizem que sempre ou quase sempre utilizam os espaços públicos da cidade para lazer.
Em relação à estrutura e conservação dos espaços públicos, pouco mais de 22% da população avaliam como ótima ou boa, 34,4% como regular; e 16,5% como ruim ou péssima. Por não terem o hábito de frequentar, 27% não sabem responder. “Esse número alto de pessoas que não souberam responder está diretamente relacionado ao percentual das pessoas que não frequentam”, afirma José Carlos. Quando questionados sobre quais espaços públicos de lazer mais visitam, os 58% dos cidadãos de Salvador que dizem frequentar os espaços públicos, mesmo que raramente, apontam espontaneamente as praias em primeiro lugar, com 45,4% das menções. Em seguida aparecem o Parque da Cidade (19,2%), o Parque de Pituaçú (15,8%), Zoológico (12,5%) e o Dique do Tororó (8,3%). As praças aparecem com 19,6% das menções e os demais parques com 12,5%.
PRAIAS: Estimulados a responderem especificamente sobre os locais públicos que mais freqüentam, o estudo mostrou que 42,4% dos soteropolitanos dizem que freqüentam sempre ou quase sempre e 45,5% vão às vezes ou raramente. Apenas 8,2% afirmam nunca ir às praias. As praias de Salvador foram citadas por 64,5% dos entrevistados. As que mais recebem a população são: Itapuã/Farol de Itapuã/Sereia (20,9%), Barra/Porto da Barra/Farol da Barra (18,2%), Piatã (14,3%), Ribeira (13,8%), Aleluia/Flamengo (13,2%) e Ipitanga (12,1%). Para 12,7% o destino são as praias do Litoral Norte, 5% Lauro de Freitas e 2,5% as da Ilha de Itaparica. As praias fora da cidade que mais recebem os soteropolitanos são: Guarajuba e Jauá (3,3%), Itacimirim e Vilas do Atlântico (2,5%) e Arembepe (1,7%).
PONTOS TURÍSTICOS: A análise realizada pela Potencial Pesquisas também contemplou os pontos turísticos mais conhecidos de Salvador: Centro Histórico, Igreja do Bonfim e Farol da Barra. O levantamento verificou que 43,1% dos soteropolitanos afirmam que nunca vão ao Centro Histórico; 28,1% uma vez ao ano; 8,7% uma vez a cada dois meses. Apenas 4,1% vai ao local todo mês, que em sua maioria são das classes B e C (80%). O estudo mostrou que 43,8% nunca vão à Igreja do Bonfim e 42,4% não visitam o Farol da Barra.
CULTURA: O estudo investigou ainda os hábitos de lazer ligados à cultura, como o cinema, teatro e museu. Os resultados mostram que 18% dos soteropolitanos vão sempre aos cinemas e que 40,7% nunca vão. Quando analisado pela classe social, percebe-se que existe uma grande diferença de comportamento. Entre os entrevistados da classe A, 17,6% não possuem o hábito de frequentar, enquanto na classe D esse número sobe para 74,6%. O público que afirma sempre ir ao cinema é predominantemente jovem, sendo 76% entre 18 e 34 anos (18 a 24 anos com 41% e 25 a 34 com 35%).
Os museus e teatros não fazem parte do lazer da população de Salvador. Menos de 1% dos entrevistados afirma frequentar. Aqueles que dizem que nunca vão ao teatro totalizam 65%, e os que nunca vão aos museus são 83%. “A análise nos mostra que a falta de hábito em ir aos teatros e museus não sofre alterações significativas quando da segmentação por gênero e faixa etária. No entanto podemos perceber que aqueles poucos que têm o hábito de frequentar são das classes A e B.”, completa o professor universitário e sócio-diretor da Potencial Pesquisas José Carlos Martins Leite.
METODOLOGIA: O levantamento utilizou o cruzamento de variáveis sócio-demográficas com sócio-econômicas, em especial, o desembolso global (POF/IBGE) e a distribuição de renda (IPEA) com a classificação sócio-econômica (CRITÉRIO BRASIL/ABEP). Para o diretor da Potencial Pesquisas, José Carlos Martins Leite, com esse critério é possível representar a população soteropolitana com real poder de compra. A amostra envolveu 413 entrevistas em 18 regiões administrativas da cidade, entre os dias 20 e 23 de novembro de 2010. As abordagens foram realizadas para maiores de 18 anos, que foram submetidos a entrevistas pessoais diretas, residenciais e/ou domiciliares.
A Potencial Pesquisas atua desde 2007 na coordenação e realização de estudos mercadológicos e de opinião para empresas de diferentes portes e áreas. Tem escritórios em Salvador e no Recife e é filiada ao CONRE – Conselho Regional de Estatística, à ADVB / BA – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e à ABMP – Associação Baiana do Mercado Publicitário. O Instituto é dirigido por José Carlos Leite, que tem 16 anos de experiência neste segmento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




