Aleluia diz que secretário tenta esconder a verdade sobre escalada da violência na era Wagner ao falar de subnotificações

“O secretário estadual de comunicação, o engenheiro eletricista Robinson Almeida, quer enganar quem com essa conversa de subnotificação dos homicídios pelos governos anteriores para justificar o exponencial crescimento da criminalidade na Bahia durante o governo Wagner, apontado pelo Mapa da Violência 2011?”, questiona o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia.

 Segundo Aleluia, o secretário Almeida é flagrado vergonhosamente na mentira quando se faz um comparativo dos dados do Mapa da Violência ano a ano com os divulgados oficialmente no período pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante o último governo de Paulo Souto.
“Os números de assassinatos do Mapa da Violência de 2003 a 2006 são inferiores aos divulgados pela SSP na época. Aonde é que está a subnotificação?”, afirma o vice-presidente nacional do Democratas.
De acordo com o comparativo, em 2003, no Mapa da Violência constam 2.155 homicídios no estado, enquanto foram notificadas pela SSP 2.905 mortes violentas. Em 2004, a Secretaria de Segurança Pública registrou 2.929 assassinatos e o Mapa da Violência informa a ocorrência de 2.225. Em 2005, a SSP notificou 3.044 homicídios e o Mapa 2.825. Já, em 2006, foram registradas 3.278 mortes violentas pelo Mapa da Violência e 3.222 pela secretaria.
“Se não bastasse esse comparativo para desmascarar mais essa tentativa do governo Jaques Wagner de escamotear a verdade e transferir responsabilidades a terceiros, eu gostaria que fosse explicado, então, por que houve crescimento exponencial da violência no primeiro mandato petista, quando, em 2007, ocorreram 3.718 homicídios, e, em 2010, 4.856”, desafia Aleluia.
Para o ex-deputado federal, o governador Jaques Wagner precisa respeitar a inteligência do povo baiano. “O povo não é bobo. A escalada da violência na Bahia é constatada no dia-a-dia. Basta sair de casa, ligar o rádio, a televisão, ler jornal ou entrar na internet para saber que uma joalheria do Salvador Shopping foi assaltada, que a população de Valença fez um grande protesto esta semana contra a falta de segurança na cidade, que, nesta sexta-feira, dois bancos na cidade de Condeúba foram assaltados. Enfim, que a cada quatro horas uma pessoa é assassinada na Região Metropolitana de Salvador”.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading