Ministro vai revisar projeto de regulamentação de rádio e TV e deputados desarquivam proposta para Conselho de Jornalismo

A pedido da presidente Dilma Rousseff, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, passará um “pente-fino” no projeto de regulamentação das telecomunicações e da radiodifusão, informou o Estado de S. Paulo. Segundo o jornal, o objetivo é garantir que o texto não levante dúvidas sobre tentativas de controle dos meios de comunicação eletrônicos. A proposta foi apresentada por Franklin Martins, que ocupava o cargo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “É um texto sobre o qual eu não tenho domínio total e que tem grandes chances de ter uma besteira no meio”, disse Paulo Bernando, citado pelo Estadão.

Em diversas ocasiões, a presidente tem reafirmado seu compromisso com a liberdade de expressão no Brasil. De acordo com o ministro, não há urgência de enviar o projeto, que poderá até ser desmembrado em mais de uma proposta, ao Congresso. A intenção é modernizar o setor. O novo marco regulatório não afetará a mídia impressa, como já explicou o jornal O Globo.

Enquanto isso, a Câmara do Deputados poderá voltar a discutir o polêmico projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo, arquivado na legislatura passada, noticiou a Folha de S. Paulo. Entre outras atribuições, o órgão fiscalizaria a atuação dos jornalistas — e teria poderes para aplicar sanções aos profissionais, acrescentou o diário. A criticada proposta foi desarquivada porque estava atrelada a outra, de autoria do deputado Sandes Júnior, sobre a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas. “Minha preocupação é com o meu projeto, mas a regra acabou por desarquivar o outro também. Vou pedir ao relator [que ainda será indicado] para desconsiderar o projeto do conselho”, afirmou Júnior, de acordo com a Folha.

*Por Adriana Prado


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading