Bahia busca na China investimentos para agroindustrializar o algodão

Depois de atrair investimentos para a agroindustrialização da soja no Oeste baiano, a Secretaria da Agricultura trabalha com o objetivo de agroindustrializar o algodão baiano e já vê a possibilidade de implantar uma indústria com esse objetivo. Nesta terça-feira, (12/04/2011), em Pequim, o secretário da agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou a indústria Hopefull Group Grain Oil Food, e ouviu do seu presidente a promessa de ajudar com esse objetivo.

Shi Kerong, presidente da Hopefull, disse ao secretário que “nosso foco é a soja, mas temos parcerias com a indústria têxtil e podemos ajudar a Bahia a industrializar o algodão”. Celito Missio, vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Abapa, acompanhou o secretário na visita à Hopefull, localizada a 30 quilômetros de Pequim, onde foram recebidos também pelo presidente executivo do grupo. Os contatos iniciais com a indústria foi feita pelo Escritório da Bahia em Pequim, que vem apresentando resultados positivos.

Eduardo Salles lembrou que a Bahia é o segundo maior produtor nacional de algodão, atrás apenas do Mato Grosso, mas não possui uma grande indústria têxtil. “Nós queremos mudar essa realidade, agregando valor ao produto e gerando emprego e renda”. O algodão baiano tem excelente produtividade, com 3.900 quilos por hectare, e para a safra 2010/2011, segundo estimativa da Conab no mês de março, é de 1,511 milhão de toneladas, o que representa crescimento de 48,6% em relação à safra 2009/2010, que foi de 1,017 milhão de toneladas. A área plantada cresceu também 48,6%, passando de 268,8 mil hectares para 387,5 mil hectares.

Além de auxiliar a Bahia na industrialização do algodão, a Hopefull, uma indústria privada de esmagamento de soja que tem capital de 3 bilhões de dólares, deseja comprar soja da Bahia, importando navios fechados. A capacidade instalada é de processar 3 milhões de toneladas/ano, equivalente a praticamente toda produção de soja do Oeste baiano, que é de 3,3 milhões de toneladas.

O presidente da indústria, que tem uma ferrovia e fabulosa logística para escoar a produção, disse ao secretário que a intenção do grupo é industrializar e também comprar a soja baiana diretamente dos produtores, e investir em logística e portos na Bahia.

“A visita à indústria foi muito gratificante”, disse Eduardo Salles, informando que “já agendamos para o mês de maio uma visita do grupo à Bahia para darmos continuidade às conversações”.

SAMSUNG

Nesta quarta-feira, (13), o secretário Eduardo Salles e o superintende de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, seguem para Seul, na Coréia do Sul, para uma reunião com os executivos da Samsung e da AT Korea Agro-Fisheries Trade Corporation, também interessados em investir na Bahia, no segmento soja. Na reunião com os empresários coreanos, Salles e Vaz darão continuidade às conversações iniciadas em 16 de março passado, quando o presidente da AT, Young Je Ha, e executivos da Samsung estiveram na Bahia e visitaram fazendas de soja e de milho no município de Luis Eduardo Magalhães.

A Coréia do Sul é o sétimo maior importador de grãos do mundo e está com os olhos voltados para a Bahia diante da necessidade de importar alimentos e por encontrar no Estado produtos agropecuários com qualidade e regularidade.

RODADA DE NEGÓCIOS

Ainda na terça-feira, (12), o secretário e os produtores baianos que fazem parte da missão participaram de rodadas de negócios e de um dia de trabalho com mais de pessoas, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, MDIC, Fernando Pimentel, do vice-ministro do MDIC, Alessandro Teixeira, e do presidente da Apex, Maurício Borges.

Ao discursarem, tanto a presidenta Dilma Rousseff quanto o ministro Pimentel citaram Jaques Wagner, único governador a compor a comitiva presidencial, destacando as ações do governo baiano na China.

Francisca da Encarnação, operária, durante processo de fabricação dos charutos.
A China é um destacado importador do fumo produzido na Bahia.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading