Na última quarta-feira (27/04/2011) o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia realizou reunião na reitoria da Uneb e discutiu a situação atual e mais especificamente o cenário da greve dos docentes nas quatro Universidades Estaduais, dos técnicos administrativos na Uesc e dos discentes na Uesb.
Entendem os reitores que, reconhecendo a importância dos movimentos e respeitando sua autonomia, motivo pelo qual não vislumbra interferir nas suas decisões, não estão isentos de assumir papel político e institucional no sentido de facilitar o processo de negociação entre os movimentos e o Governo do Estado. Os reitores afirmam que estão atentos ao desenrolar das greves e das discussões das pautas de reivindicações, contribuindo da maneira que for possível para o pleno estabelecimento do diálogo.
Após a reunião, os reitores foram até a Secretaria de Educação e, em audiência com o Secretário Osvaldo Barreto e o Coordenador da Codes, Clovis Caribé, externaram sua preocupação com o impasse atualmente reinante entre as partes, enfatizando a importância da negociação com os movimentos das universidades, para que, dessa forma, as instituições retomem a normalidade das suas rotinas.
Em seguida o Fórum se dirigiu até a Assembléia Legislativa da Bahia e se reuniu separadamente com o líder do governo na Assembléia, deputado Zé Neto, e com a presidente da Comissão de Educação, deputada Kelly Magalhães, além de contato telefônico com o deputado Zé Raimundo. Para todos eles foi reafirmado o compromisso com a defesa da universidade pública e a disposição para a busca do entendimento e do avanço das negociações.
Ao final da reunião, os reitores reafirmaram que a melhoria das condições de trabalho e funcionamento é um anseio legítimo para a construção desse referencial de universidade, que toda a comunidade universitária e a sociedade baiana desejam.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




