Atletas de alta performance, amadores, policiais, marinheiros, entre outros profissionais da segurança pública participaram na manhã deste domingo (17/04/2011) da 37ª edição da Corrida Rústica Tiradentes, promovida pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes – patrono das Polícias Militares brasileiras, mártir da Inconfidência Mineira e um dos precursores da luta pela Independência do Brasil.
Ao todo, 565 pessoas se inscreveram para a competição que abre o Circuito de Corridas de Rua da Bahia. Com a primeira largada às 7h30, na Avenida Dendezeiros, no Bonfim, a competição teve dez quilômetros de extensão e os atletas passaram por vários locais da Península de Itapagipe como o Largo de Roma, Caminho de Areia, Largo do Papagaio, Avenida Luís Tarquínio, Penha e Avenida Beira Mar, com o final da prova de volta na Vila Militar.
“Esta prova promove a integração com a sociedade. Tudo o que buscamos é a aproximação com a comunidade. Também é uma oportunidade para cultuar nossos valores. Tiradentes está entre esses valores e nos dignifica pelo exemplo”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.
Vencedores
No geral masculino, o vencedor foi Cisínio Palma, 31 anos, do município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ele concluiu a prova em 31 minutos e 26 segundos. “Foi importante pra mim vencer essa prova que tem grandes atletas. É a terceira vez que participo. Das outras duas vezes fui vice-campeão”. Cisínio contou que já está se preparando para participar de uma outra corrida de rua que será realizada em Juazeiro, no próximo dia 30.
O 2º e 3º lugares masculinos foram ocupados por José Everaldo Mota e Jorge Evaldo Santos.
As mulheres também não deixaram por menos e nos dez quilômetros de percurso mostraram que têm muito fôlego. Em primeiro lugar, Graciete Moreira, 31 anos, concluiu o percurso com 37 minutos e 27 segundos. Residente em Feira de Santana, ela começou a praticar o esporte por recomendação médica, após identificar problemas hormonais.
Graciete não esperava vencer a prova logo na sua estreia na Corrida de Tiradentes. “A emoção é muito grande pelo nível das candidatas e por ser uma corrida de tradição. É um gostinho bem saboroso que não sei explicar”.
Mãe e filha
Um fato inusitado marcou a 37ª edição da corrida. O segundo e terceiro lugares femininos foram ocupados por mãe e filha: pela primeira vez, Giovana Santos (38 anos), e Helena Pereira (22 anos), residentes no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, dividiram o pódio.
“Quando comecei a correr, não fazia nem cinco meses que ela tinha nascido. Minha filha e eu somos muito incentivadas pelo meu marido, pai dela, que merece todo nosso reconhecimento”, disse Giovana, que também venceu a prova ano passado e faturou o segundo lugar em 2009.
A mais antiga prova de rua no estado
O presidente da Federação Bahiana de Atletismo, Og Robson de Menezes Chagas, lembrou que além de ser a primeira etapa do Circuito de Ruas na Bahia, “é a prova mais tradicional do atletismo de rua no estado. A mais antiga. O circuito oficial é composto por 5 grandes provas que compõem o calendário de corridas. Temos quase 60 corridas de rua por ano em Salvador”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




