
Trabalho apresentado por Carlos Augusto, como parte das atividades do Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Orientador Professor Doutor Fernando Pedrão.
O livro: O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste, de autoria de Marcel Bursztyn, produz uma análise científica dos fatores de desenvolvimento do Nordeste do Brasil, a partir das ações do Governo Central (União) que objetivavam a modernização da agricultura e pecuária na região, como forma de inclusão social e segurança alimentar. Os estudos apresentados por Bursztyn compreendem, notadamente, o período que vai de 1964 a 1981, também conhecido historicamente como período da Ditadura Militar no Brasil (a Ditadura terminou em 1984). Todavia faça breve inflexão ao passado colonial, o faz como forma introdutória.
É com a criação da SUDENE e, mais especificamente, com a aprovação do seu primeiro Plano Diretor, em 1961, que o Estado começa a agir mais sistematicamente, de forma planejada, no Nordeste… É nesse clima que o governo de JK cria o GTDN (Grupo de Trabalho do Desenvolvimento do Nordeste), sob a chefia de Celso Furta-do, cujo relatório final redunda na criação da agência de desenvolvimento regional. (BURSZTYN, 1984, p. 23)
Confira a íntegra do artigo científico
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




