(Irecê/Bahia) – Os secretários de agricultura de 20 municípios vão se reunir quarta-feira, dia 4 de maio de 2011, para criar o Fórum de Secretários de Agricultura da Região de Irecê, aceitando a sugestão feita pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. O fórum terá a missão de debater os problemas regionais e traçar os caminhos para o desenvolvimento da agropecuária da região. “Nosso objetivo é organizar fóruns em todos os 26 territórios da Bahia, que escolherão seus coordenadores para compor o Fórum Estadual de Secretários”, explicou Eduardo Salles. A decisão de criar o fórum da região de Irecê foi um dos mais significativos resultados do projeto Seagri Itinerante, realizado em paralelo com a 13ª Expoagri.
Reunido com secretários da região de Irecê, na noite desta sexta-feira, (29/04/2011), Salles explicou que a intenção de criar o Fórum Estadual dos Secretários de Agricultura tem o objetivo de estabelecer o diálogo permanente com a representação dos territórios, traçando planos para o fortalecimento e desenvolvimento da agropecuária baiana.
Durante o projeto Seagri Itinerante, todo o gabinete da Secretaria da Agricultura foi transferido para o Parque de Exposições de Irecê, onde o secretário reuniu-se por toda a tarde desta sexta-feira com lideranças do setor e debateu com representantes das cadeias da apicultura, bovinocultura de leite e de corte, ovinocaprinocultura, pesca e aqüicultura, fruticultura e grãos, os problemas e as possíveis soluções.
O vice-governador e secretário da Infraestrutura, Oto Alencar, esteve no local da reunião, e destacou a importância da Seagri Itinerante por aproximar o governo dos produtores e especialmente da agricultura familiar. Ele afirmou que a Seinfra está focada em garantir a infraestrutura para a produção.
AFTOSA
No início da noite de sexta-feira o secretário Eduardo Salles, a superintendente da Ministério da Agricultura na Bahia, Maria Delian, e o diretor de Defesa Sanitário Animal da Adab, Rui Leal, fizeram o lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. “Na última campanha alcançamos a marca de 97,93% de cobertura vacinal, e agora nossa meta é atingir 100%”, disse Rui Leal.
Para a superintendente do Ministério da Agricultura, Maria Delian, a conscientização e empenho dos produtores tem sido fatores importantes na obtenção dos índices de vacinação na Bahia, cada vez maiores. O secretário Eduardo Salles lembrou que na campanha passada Irecê alcançou o índice de 99,64% e estimulou os produtores da região a vacinar seus rebanhos. “Nós fizemos o dever de casa, e a Adab é uma das melhores agências de defesa agropecuária do País”.
Minutos antes do ato de lançamento da campanha de vacinação, o secretário fez a entrega simbólica das chaves dos primeiros oito tratores adquiridos através do programa Mais Alimentos. O agricultor familiar Manual Ribeiro da Cruz, do município de Canarana, recebeu a chave do veículo e disse que o uso do trator será muito importante para aumentar a produção em sua propriedade.
Através do Programa Mais Alimento é possível comprar de um facão a um trator, com três anos de carência e sete anos para pagar, sem juros. No Brasil inteiro, o programa funciona com 2% de juros, mas mas na Bahia, por iniciativa do governador Jaques Wagner, o juro é zero.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




