Diante do desmonte político pelo qual passa o DEM, situação agravada com a desfiliação do prefeito. O Jornal Grande Bahia (JGB) se deslocou até à Câmara Municipal para ouvir a posição dos seis vereadores militantes desta agremiação política e constatou que a disposição deles em abandonarem o partido é quase a sua totalidade. E os argumentos usados para explicar a sua desfiliação em massa são os mais variados e atendem aos seus diversos interesses, se reelegerem. Como sempre, sem levar em consideração o que pensam os milhares de leitores que votaram neles.
Em cima do muro
O vereador Luis Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), considerou a ida do prefeito para o PDT como muito natural. E adiantou que no seu caso específico não tem motivo que justifique o seu afastamento do partido. “Este foi o partido que me acolheu quando fui expulso do PSL ( Partido Social Liberal), além de ser uma agremiação política que muito tem feito por Feira de Santana, tanto na gestão do ex-prefeito José Ronaldo como atualmente na do prefeito Tarcízio Pimenta”. Mas, após uma breve reflexão, ele considerou a possibilidade de deixar o partido caso seus correligionários busquem novas alternativas de se abrigarem em outras siglas partidárias.
Para o vereador Antônio Carlos Passos Ataide, Carlito do Peixe (DEM), ele foi cauteloso com as palavras e garantiu que pretende continuar filiado ao partido e que só pretende opinar com mais detalhes sobre o assunto a partir de julho.
O mais esquivo dos vereadores em emitir opinião sobre a decisão política adotada pelo prefeito para o PDT e se ele, vereador, pretendia deixar o democratas foi a de Otávio Joel de Araújo (sargento Joel). Ao tomar conhecimento da pergunta saiu à francesa e disse que se posicionaria a respeito no futuro.
Definidos
O presidente do legislativo feirense, Antônio Francisco Neto, Ribeiro (DEM), disse que considerou louvável a iniciativa do prefeito migrar para o PDT. “Ele está trabalhando e é legítimo que ele lute pela sua reeleição”. Além de observar que no Democratas existe a figura do ex-prefeito José Ronaldo que é também um postulante a ocupar a vaga no executivo feirense em 2012. Diante do exposto, ele diz reconhecer que o partido não pode atender os legítimos anseios dos dois. Ribeiro manifestou a sua decisão de deixar o partido e declara publicamente o seu apoio ao prefeito Tarcízio Pimenta.
“Gostaria imensamente, se fosse possível, ter a candidatura de Tarcízio Pimenta e José Ronaldo juntos. Mas, infelizmente eles não chegaram a um entendimento, portanto considero legítimo que cada um procure se posicionar de acordo com as suas conveniências. Desejo sorte aos dois”. Declarou o vereador Alcione Cedraz, ele garante que ainda não se definiu qual dos dois irá apoiar para prefeito. E que oportunamente irá manter um diálogo com Zé Ronaldo, quando deverá deixar claro que não tem condições de disputar a sua reeleição sob o abrigo de seu partido, devido ao elevado coeficiente eleitoral que vai precisar para viabilizar a sua reeleição. Mas adiantou que ainda não sabe para qual partido deverá migrar. “O que existe de concreto é que deixarei o Democratas”, declara convicto.
O Democtas Justiniano França considerou a mudança de partido do prefeito com muita naturalidade e adiantou que a tomada de decisão é legitima uma vez que ele está buscando espaço político para 2012. “Temos que respeitar a vontade do prefeito e espero que obtenha sucesso na sua nova caminhada política”. Quando a sua disposição em continuar no DEM, o vereador disse que só adotara alguma posição neste sentido se houver discussão de seus pares no interior do partido, pois ele se encontra em uma posição confortável nesta agremiação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




