
Trabalho apresentado por Carlos Augusto, como parte das atividades do Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Orientador Professor Doutor Fernando Pedrão.
Introdução
A partir do livro: Problemas estruturais do estado capitalista, capítulo II: Poder da sociedade institucionais políticas. Tese sobre a fundamentação do conceito de “Estado Capitalista” e sobre a pesquisa política de orientação materialista. Escrito por Clauss Offe e Volker Ronge. Busca-se aplicar os conceitos científicos no estudo de caso, entrevista com Eike Batista concedida à BBC Brasil (Eike Batista prevê até 20 anos de crescimento contínuo no Brasil).
Empresário brasileiro de projeção internacional, Eike Fuhrken Batista é considerado pela revista Fortune a pessoa mais rica do país (ranking 2010). As empresas dirigidas por Eike Batista tem ocupado destacado espaço na mídia brasileira devido ao volume de capital empregado e por estar inserido em setores estratégicos como mineração e portos.
O empresário Eike Batista, presidente-executivo do grupo EBX, disse em entrevista à BBC que prevê pelo menos “20 anos de crescimento contínuo” no Brasil, mas ressaltou a necessidade de investir na infraestrutura do país. “Nossos portos são jurássicos, e nossos aeroportos estão em estado lamentável”, diz o empresário, antes mesmo do início das perguntas na entrevista que concedeu à editora de economia da BBC, Stephanie Flanders, em seu escritório no Rio de Janeiro.
Deste estudo de caso, busca-se identificar as características institucionais do Estado moderno brasileiro. Observado que as afirmações de Eike Batista representam não apenas a visão de um cidadão, mas, sobretudo, de um capitalista que tem destacada atuação no cenário nacional.
Baixe
Leia a íntegra do artigo escrito pelo jornalista Carlos Augusto Oliveira da Silva.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




