A retransmissora da Rede Globo em Feira de Santana, Tv Subaé, em matéria veiculada durante o telejornal da noite de hoje (09/08/2011) apresentou a versão de Evaldo Martins, presidente do PMDB feirense e irmão Colbert Martins da Silva Filho, um dos presos pela Polícia Federal durante a Operação Voucher.
Segundo Evaldo, o seu irmão assinou um documento liberando a última parcela de um contrato entre o Ministério do Turismo e o IBRASI (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável. “O contrato já existia antes de Colbert assumir a Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. Um parecer jurídico encomendado por Colbert autorizava o pagamento”, explica.
A defesa apresentada na Tv Subaé conflita com as declarações do diretor executivo da Polícia Federal, Paulo de Tarso Teixeira, que afirma existirem provas robustas para que fosse decretada a prisão preventiva de Colbert Filho.
Políticos e entidades solidárias
Ao longo do dia, diversos políticos e entidades baianos encaminharam textos em solidariedade ao médico, professor da UEFS e ex-deputado federal Colbert Filho. Confira a integra das notas:
Nota de apoio da CDL
A CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE FEIRA DE SANTANA, entidade de classe representante do comércio, vem a público demonstrar irrestrito apoio ao DR. COLBERT MARTINS DA SILVA.
As notícias vinculadas não devem colocar em descrédito a conduta do mesmo, que durante todos esses anos de vida pública, demonstrou seriedade e lisura nas suas atitudes.
A classe lojista manifesta a sua confiança no trabalho e na honestidade do Dr. Colbert, agora na condição de Secretário Nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, e espera que os fatos sejam esclarecidos, afastando qualquer dúvida sobre a sua irrepreensível postura ética.
Feira de Santana, 09 de agosto de 2011.
ALFREDO MARINHO MULLER FALCÃO
PRESIDENTE CDL
Prefeito Tarcízio Pimenta presta solidariedade ao ex-deputado Colbert Martins
O prefeito Tarcízio Pimenta presta solidariedade à família do ex-deputado federal e atual secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins Filho. Com a realização da Operação Voucher, Colbert está entre as 38 pessoas sob a investigação da Polícia Federal por denúncias de irregularidades no Ministério do Turismo.
O prefeito Tarcízio Pimenta ressalta a trajetória política do ex-deputado Colbert, destacando a integridade do homem público. “Colbert Martins não tem envolvimento com as denúncias que pesam contra o Ministério do Turismo, pois ele tem uma história de vida respeitável e nestes meses, à frente da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, sempre esteve preocupado em atender às necessidades legais dos convênios”, reconhece o prefeito.
Graça Pimenta se solidariza com Colbert Filho na AL
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (9) para prestar solidariedade ao ex-deputado federal e atual secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins Filho. O secretário foi detido na manhã de hoje pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento sobre o desvio de recursos do Ministério do Turismo.
“Colbezinho, como é carinhosamente conhecido, tem uma trajetória política que merece respeito. Espero que a situação que envolveu este ilustre feirense seja resolvida logo”, declarou a parlamentar.
Em seguida, a deputada discursou sobre a necessidade de privatização dos cartórios baianos. Conforme Graça Pimenta, o caos reina nos serviços prestados pelos cartórios da Bahia. A autenticação de um documento, por exemplo, é algo difícil de conseguir.
A parlamentar ressaltou a importância do trabalho da comissão criada para estudar o assunto. “É louvável e oportuno o empenho do colegiado que está avaliando a privatização dos cartórios estaduais. Através das viagens realizadas a outros estados, os nobres colegas têm colhido informações preciosas sobre o tema em questão”, disse Graça Pimenta.
Os problemas estruturais do judiciário baiano afetam inclusive aos advogados, que por conta da demora na conclusão dos processos têm que lidar com a insatisfação dos clientes. A deputada destacou também a situação dos funcionários da Justiça.
“Os servidores do judiciário da Bahia, em contato com o público cada vez mais numeroso e revoltado com os péssimos serviços, convivem com xingamentos e ameaças de toda ordem. Os poucos funcionários dos cartórios têm que atender também às urgências processuais determinadas pelo Ministério Público e pelos juízes das comarcas”, pontuou a parlamentar.
Deputado Carlos Geilson acredita na inocência de Colbert
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) passou a manhã desta terça-feira (9) em reunião com a Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa e também em encontros com a comissão de professores da rede estadual de Feira de Santana, liderada pelo sindicalista Germano Barreto, que visitou líderes da Casa e o presidente Marcelo Nilo. Por conta disso, ainda não pode se interar plenamente sobre a operação da Polícia Federal (PF) que prendeu 38 pessoas acusadas de um esquema de desvio de dinheiro do Ministério do Turismo, dentre elas o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins da Silva Filho. Mesmo assim, o deputado não tem duvida alguma sobre a inocência de Colbert. “Tenho certeza de que envolvimento de Colbert neste caso não passe de um equivoco, que dentro em breve será esclarecido. Aposto na inocência dele e se há alguma irregularidade no Ministério do Turismo, não irá pesar sobre seus ombros”.
Targino Machado sobre Colbert Martins: “Coloco as duas mãos no fogo por Colbert Martins”
O deputado estadual Targino Machado, líder do bloco parlamentar PSC/PTN na Assembleia Legislativa da Bahia, defendeu nesta tarde de terça-feira, dia 09, o ex-deputado federal Colbert Martins, acusado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em desvio de verbas no Ministério do Turismo, em ação que ganhou o nome de “Operação Voucher”.
Segundo Targino, o peemedebista não tem envolvimento com esse problema. “Fomos surpreendidos nesta manhã com a deflagração desta operação da Polícia Federal, que prendeu 38 pessoas do Ministério do Turismo e entre eles estava o baiano Colberto Martins. Eu não tenho dúvida que Colbert Martins sempre esteve afastado disso. A investigação tem que existir, na forma mais cruel, mais rígida, mas não de maneira infame como está sendo feita, pois Colbert não merece isso. Colbert é um homem da mais alta envergadura política e moral. Eu já assisti o deputado Colbert perder eleição por não querer pagar um carro de som a um candidato. Não é uma pessoa desse comportamento que haveria de se contaminar com a corrupção”, afirmou.
Deputado federal Sérgio Carneiro presta solidariedade a Martins
Antes de iniciar seu pronunciamento no plenário da Câmara nesta terça (9/8), o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) declarou apoio e solidariedade ao deputado Colbert Martins em relação aos acontecimentos envolvendo seu nome em operação da Polícia Federal junto ao Ministério do Turismo. Disse Carneiro: “Quero prestar uma palavra de apoio e solidariedade ao ex-deputado Colbert Martins, que teve seu nome envolvido no episódio do Ministério do Turismo. Creio que tudo será esclarecido”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




