EBDA desenvolve cotonicultura sustentável no Sudoeste da Bahia

A preparação do solo, plantio, manejo, colheita, transporte, beneficiamento e a comercialização – todas as etapas da cultura do algodão, ligada à agricultura familiar -, são assistidos e acompanhados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

A EBDA estimula e apóia as iniciativas de desenvolvimento sustentável da cotonicultura do Vale do Iuiu e da região Sudoeste da Bahia através da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e pesquisa com atividades agrícolas.

Solos de alta fertilidade, topografia plana, que permite a mecanização, e agricultores familiares qualificados são algumas das vantagens competitivas da região. A retomada do algodão no Sudoeste tem sido, também, um fator de agregação familiar, já que a cultura é uma das que permite maior distribuição de renda.

Maior produção no Vale do Iuiu

Com o Programa de Desenvolvimento Sustável da Cotonicultura, o Governo do Estado, através da EBDA/Seagri e outros parceiros e colaboradores, pretende ampliar a cultura na região. Através do Programa, mil agricultores familiares do Vale do Iuiu, no Sudoeste baiano, serão beneficiados com o trabalho de subsolagem de 2 mil hectares (2 ha por família) para cultivo do algodão na próxima safra, que começa em outubro.

A atividade de preparo do solo, de forma diferenciada, será desenvolvida pela EBDA em nove municípios (Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Urandi, Pindaí, Candiba, Brumado e Livramento), que, associada ao trabalho de Ater, espera aumentar a produtividade regional. A empresa treina os agricultores na cultura do algodão, orienta o melhoramento do algodoeiro, aborda os aspectos legislativos do controle de pragas e o uso correto de agrotóxicos, e ensina técnicas de manejo do algodoeiro.

Área plantada, produção e produtividade

Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), a área plantada com algodão no cerrado baiano será 48% maior em 2010/11, ficando em 362,7 mil hectares, contra 245 mil hectares no ciclo anterior. Em consequência, a produção também deve disparar, com 58% de incremento estimado, saindo de 371,7 mil toneladas de algodão em pluma em 2009/10, para 587,6 mil toneladas de pluma neste ciclo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading