A tendência de cobrar leitores pelo acesso a conteúdo on-line de jornais continua: o MediaNews Group acaba de revelar planos de implementar uma paywall, como esse sistema de cobrança por acesso a sites é conhecido, segundo o PaidContent.Org.
A MediaNews, dona de 57 jornais em 11 estados, começou a cobrar pagamento de leitores on-line de 23 jornais pequenos e médios na Califórnia, Pensilvânia, Novo México, Massachusetts e em Vermont. Assinantes da edição impressa deverão pagar $ 1,99 por mês ou $ 19,99 por ano para ter acesso aos conteúdos dessas publicações, mas não assinantes terão de encarar uma taxa mensal de $ 5,99, ou anual de $ 59,99.
A decisão da MediaNews segue um plano iniciado pela Lee Enterprises em 1º de agosto para instalar umsistema de paywall em seus jornais do estado de Montana. A Lee Enterprises também saiu no noticiário recentemente por ter cortado relações trabalhistas com 52 empregados do jornal Arizona Daily Star, enquanto luta com uma dívida de mais de $ 1 bilhão e tenta protelar a declaração de proteção contra falência.
No Havaí, o Honolulu Star-Advertiser recentemente introduziu uma estrutura de pagamento diferenciadoque cobra de residentes de Oahu (o Star-Advertiser é o único jornal diário na ilha) $ 9,99 por mês, ao passo que o acesso de residentes de outras ilhas do Havaí custará $ 4,95 mensais — e $ 1.95 para leitores fora do Havaí —, informa a Columbia Journalism Review (CJR).
O jornal Dallas Morning News instalou uma paywall modificada no começo deste ano, assim como o New York Times, quando lançou seu esquema de pagamentos, uma decisão que tem recebido críticas positivas pela “porosidade” do sistema de acesso.
Felix Salmon, da Columbia Journalism Review, acredita que a paywall do NYT — com ênfase no “pay” (“pagar”), diz ele, e não no “wall” (“parede”) — funciona porque é “aberta e convidativa”, ao contrário do Wall Street Journal e do Financial Times, que funcionam “segundo a teoria de que a aflição de não ler seus conteúdos vai forçar as pessoas a pagar”.
*Com informações: Knight Center | Por Ian Tennant/NM
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




