Parque Tecnológico da Bahia terá incubadora de empresas

O Parque Tecnológico da Bahia terá uma incubadora de empresas para o desenvolvimento de novos equipamentos visando melhorar o desempenho do Estado no campo tecnológico. Quem informa é o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, que comandou nesta sexta-feira (19/08/2011), em Salvador, reunião do Concitec – Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia. Entre os participantes estavam o secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro; o superintendente da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Adhvan Furtado; a reitora da UFBA, Dora Leal e o superintendente do IEL, Armando Neto, além de professores, pesquisadores e representantes do setor empresarial.

O secretário destacou que tem recebido várias propostas de empresas interessadas em se instalar na incubadora, algumas da área de saúde. “A ideia não é atrair apenas grandes empresas para o parque, mas estimular a geração de novos empreendimentos”, disse o secretário, que falou ainda do Inovatec (Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica) e dos novos conteúdos de treinamento e qualificação profissional nos Centros Digitais de Cidadania (CDCs). Paulo Câmera informou que em parceria com o Senai e a Microsoft, serão treinados 360 jovens, com aulas de empreendedorismo, inglês instrumental, português e matemática. Inicialmente a capacitação acontecerá nos CDCs do Nordeste de Amaralina e Bairro da Paz.

Outro ponto abordado pelo secretário foi o programa de bolsas para mestres e doutores, visando atrair para o Parque pesquisadores de alto nível não só da Bahia, mas também de outros Estados. O Parque, que terá como áreas de atuação Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia e Saúde, Energia e Engenharias, vai ter uma gestão compartilhada entre a universidade, poder público e iniciativa privada e deve ser inaugurado até o final deste ano.

A reitora da Ufba elogiou a iniciativa do Governo em implantar um Parque Tecnológico no Estado, ressaltando que será uma oportunidade para incrementar duas áreas que a Bahia ainda é carente: pós-graduação em ciências da computação e engenharias. “Precisamos fortalecer os grupos de pesquisa nessas áreas”, disse Dora Leal. Outro ponto levantado pela reitora é a parceria da Universidade Federal da Bahia com a Petrobras para pesquisa em Energia e Campos Maduros. Nos próximos dias o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, deve vir à Bahia para assinar o convênio com a Universidade.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading