Encontro do Pacto com Municípios reúne 217 secretários municipais de educação

Secretários de Educação de 217 municípios se reúnem nesta sexta-feira (30), em Salvador, para fortalecer a articulação em torno do Pacto com os Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para garantir aos estudantes o direito de aprender.

O encontro, que contará com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto é mais um espaço para um planejamento articulado e um maior compartilhamento de responsabilidades na implementação das ações do Pacto, que tem como propósito alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, através de cooperação com os municípios baianos. A parceria envolve 136 mil estudantes, 11 mil professores, 417 formadores e 217 coordenadores.

Conheça o site do Todos pela Escola

Durante o encontro, será apresentado um balanço das atividades que já foram realizadas. Entre elas, as reuniões com os coordenadores, a formação dos formadores, acompanhamento dos municípios para fazer o alinhamento das ações, orientar as equipes municipais, tirar dúvidas e visitar as unidades escolares e salas de aula. “Esse momento é uma ação que consolida e fortalece o processo de colaboração entre Estado e Município, visando assegurar o direito de aprender e da criança se alfabetizar na escola e no tempo certo”, destaca o coordenador do Pacto, Clóvis Caribé.

No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, cujo propósito é alfabetizar letrando, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia já distribuiu kits contendo um livro com a proposta didática de alfabetização e dois cadernos de atividades para os professores alfabetizadores e os alunos das classes do 1º ano do Ensino Fundamental de todos os municípios participantes. Também está sendo viabilizada a aquisição de livros de literatura infantil para serem distribuídos nas salas de aula, estimulando o prazer da leitura entre os estudantes.

O Pacto hoje conta com a adesão de 217 municípios. A meta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é de congregar todos os 417. Os municípios que ainda não aderiram podem manifestar o interesse, enviando solicitação para o email pacto@educacao.ba.gov.br

A Secretaria da Educação oferece a formação dos profissionais, o material didático e o acompanhamento dos municípios. Em contrapartida, os municípios disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística para a formação no município.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading