Ato político na Praça Matriz de Brotas de Macaúbas resgata a trajetória dos líderes revolucionários.
Brotas de Macaúbas recebeu neste final de semana (17 e 18/09/2011), políticos de grande representatividade para celebrar um ato público na Praça Matriz do município em lembrança dos 40 anos da morte dos líderes revolucionários Carlos Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha.
Participaram do ato de celebração aos mártires da Diocese, o primeiro ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (governo Lula), Nilmário Miranda, o secretário estadual de Cultura, Albino Rubin (representando o governador Jaques Wagner), o presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, além de deputados estaduais, federais e lideranças políticas da capital e interior do estado.
A solenidade foi marcada pela emoção quando o prefeito Litercílio Júnior fez a chamada – nome a nome – dos mortos pela repressão militar em Brotas (Santa Bárbara, Otoniel e Zequinha Barreto, além de Lamarca).
Premiação
Durante a solenidade, foram premiados os alunos das escolas municipais e estaduais que participaram do concurso de redação, instituído pelo município.
Pintadas
Após participar do ato em Brotas de Macaúbas, Jonas Paulo, se deslocou para a localidade de Pintadas, onde foram recepcionados pelo bispo Dom Luiz Cappio e, em seguida, deslocaram-se para o local em que Lamarca e Zequinha foram assassinados, onde está em construção o santuário dos mártires.
Na ocasião, Dom Luiz reafirmou o compromisso da Diocese com o resgate da memória e da verdade, destacando que o martírio de Lamarca e Zequinha, foi uma chama que “animou a diocese a entrar nessa luta, fazendo da comunidade na caatinga uma referencia nacional”.
Já o primeiro ministro Nilmário Miranda, parabenizou o governo municipal pela iniciativa do resgate da data e destacou o trabalho desenvolvido pelo governo estadual. “Fico feliz em saber que na Bahia tem sido feito o que queremos fazer por todo o Pais”, elogiou.
O presidente estadual, Jonas Paulo, destacou que a data é um importante resgate da cultura local. “Foi um dia marcante. Uma data como esta deve se renovada pelas gerações de ontem e pelas novas gerações. A marca da passagem de Lamarca na nossa região é muito forte e as ações do governo Lula mudaram a vida do povo sertanejo. Foi emocionante a recepção da juventude em Pintadas com cânticos alegres e engajados! Um dia especial”, disse, justificando a importância do evento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




