A ostensiva perseguição da prefeitura de Matina(BA) a seus servidores e à atuação do sindicato da categoria, SISPUMUR, estão sendo denunciadas pela presidente da entidade, Wilma Moura, que é diretora executiva da CUT-BA. A prefeita Olga Gentil Cardoso (PCdoB) é acusada abusar de práticas antissindicais que incluem tentativas de acordos entre a Prefeitura e servidores para que haja desfiliação do sindicato, além de remoções arbitrárias e retaliações aos que continuam filiados.
Wilma considera a situação grave e ressalta que é inadmissível que condutas reacionárias de combate ao movimento sindical e a suas lideranças continuem acontecendo no interior do estado. “Reativamos a delegacia sindical em 2011 e, a partir disso, a perseguição tomou corpo. Os que mantêm a filiação ao Sindicato ficam proibidos até de acompanhar os colegas nos veículos da prefeitura para frequentarem as aulas de formação continuada”, lamenta.
Apesar das constantes ameaças, o Sindicato tem se mantido firme e atuante em defesa da categoria. “Não vamos permitir que essa estratégia de amedrontar os trabalhadores consiga desorganizar o Sindicato e enfraquecer a luta sindical. Continuaremos a nossa luta para que a Prefeitura cumpra e lei. Nossa luta é para que os trabalhadores tenham finalmente os reajustes salariais, que há anos não acontecem”, destaca.
Em protesto por conta dos abusos cometidos pela Prefeitura de Matina, o Sispumur agendou um ato público para o dia 10 de setembro, às 14h. “Os trabalhadores irão às ruas para mostrar que não aceitam o descaso com que estão sendo tratados. Exigimos respeito e dignidade”, finaliza Wilma Moura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




