Denúncia: Pacientes estão utilizando crack no interior do Hospital Geral Clériston Andrade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na manhã deste domingo (09/10/2011), o repórter Denivaldo Costa foi procurado pela senhora Blandina Almeida de Assis, moradora do bairro Cidade Nova, e que coordena uma entidade que cuida de pessoas que se reabilitam de câncer e vícios químicos. Ela fez uma denúncia gravíssima contra a segurança do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Segundo ela, o paciente Roberval Costa Vasconcelos, 19 anos, que foi retirado das ruas há seis meses e que já estava se reabilitando do uso de drogas recebeu a visita de um parente de outro paciente e pedras de crack foram fumadas no interior da unidade de saúde, na última sexta-feira (07/10). Blandina informou que a droga foi levada pela esposa de Anderson, que também está internado no hospital há alguns dias, próximo ao leito de Roberval, ela enfatizou que o motivo da internação do jovem (Roberval) se fez necessário, em razão de uma bactéria na bexiga, além de outras complicações físicas, pois ele é cadeirante e precisava de tratamento .

Desabafo

“ Eu estou indignada com essa situação e chamar a atenção para a revista das pessoas que passam pela portaria. Tenho certeza que assim como drogas passaram pela portaria e foram usadas, poderia ser alguém a entrar armado e matar um paciente ’’ Denunciou a coordenadora da Casa de Amparo.

Segurança

“ Eu tirei a cadeira de rodas e ele está proibido de sair do leito. Vou pedir à direção do hospital que mobilize a segurança para revista, em especial às mulheres com sacolas. Isso é inadmissível e gostaria de uma providência, pois a gente luta para tirar as pessoas dos vícios e quando conseguimos, elas são incentivadas a voltar, dentro de um órgão público “ finalizou Blandina, indignada e repetindo que pessoas armadas podem entrar no hospital.

Dois mortos e dois feridos em acidente occorido na BR-116, em Santo Estevão na madrugada deste sábado (08/10)

Dois homens morreram e um casal ficou ferido em dois acidentes que aconteceram na madrugada deste sábado (08/10/2011) em Santo Estevão. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) um caminhão e uma carreta bateram de frente por volta das 1h30 no Km 477 da BR-116. Logo depois do acidente, um homem e uma mulher em uma moto se feriram depois de colidir em um carro que estava desviando do acidente com caminhões. Nélio Gonçalves Severo, 35 anos, e João Vitor de Oliveira, 23 anos, que conduziam os veículos, morreram na hora e foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica(DPT) de Feira de Santana. Ainda não há informações sobre as circunstancias do acidente entre os caminhões com placas de São Paulo e Ceará.

Segundo informações de agentes da delegacia de Santo Estevão, um casal em uma moto bateu de frente com um carro de modelo Corsa ao tentar desviar do acidente usando o acostamento. As vítimas de prenome Ilzabete e Rogério foram socorridas e levadas para o Hospital Geral Clériston Andrade. O hospital não divulgou o estado de saúde das vítimas. Adalgiza Souza Silva, que dirigia o carro não ficou ferida.

O traficante, Edmilson Bispo dos Santos Júnior mais conhecido como,“corpo fechado” recebe alta do HGCA e está preso no Complexo Policial de Feira de Santana

Edmilson Bispo dos Santos Júnior, o Júnior, acusado de ser o maior traficante em atuação na região de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recebeu alta do Hospital Clériston Andrade e foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Feira de Santana, onde permanece detido.

Ele foi atingido por oito tiros ao tentar fugir do cerco policial. Júnior foi flagrado pelos policiais militares na companhia de outros sete homens na Ponte dos Três Riachos, em Cachoeira. O grupo reagiu à abordagem da polícia, dando início a uma troca de tiros. Segundo o delegado Laurindo Teixeira, titular da delegacia da cidade, Júnior tentou fugir correndo para um matagal, mas foi baleado.

Júnior tentou fugir pelas matas, mas depois se apresentou, já ferido, na delegacia, sendo transferido em seguida para o hospital de Feira de Santana. Atingido com um tiro na cabeça, três no tórax, dois no braço, e dois nas pernas. De acordo com agentes da delegacia de Cachoeira, Júnior deve ser transferido para a unidade do Recôncavo nesta segunda-feira (10/10/2011).

Outro integrante da quadrilha, identificado como Lucas Santos da Silva, 21, também foi baleado na perna durante a troca de tiros e preso pelos policiais. Ele foi medicado e autuado pela delegada Carina Alves, titular da delegacia de São Félix que coordena as operações em Cachoeira na ausência do delegado Laurindo. O delegado titular estava em Salvador no momento da ação da PM. Lucas está custodiado na carceragem da Delegacia de Cachoeira.

Ameaças

A operação que resultou na captura de Júnior foi desencadeada após ameaças do traficante. De acordo com o delegado Laurindo, ele pretendia soltar os presos e incendiar a delegacia da cidade nesta sexta-feira (07/10).

“Ele tocou fogo em um bar que fica atrás da delegacia na semana passada. Ontem ele tocou fogo na casa de uma menina. E agora estava ameaçando tocar fogo na delegacia e soltar os presos que temos lá. Nós ficamos sabemos, eu comuniquei ao dr. Joaquim (coordenador da 3ª Coopin) falando dessa situação de perigo, falei com o major Lancelotti, e eles mandaram uma equipe para dar apoio”, diz o delegado.

Um revólver calibre 38, certa quantidade de maconha e mais um revólver, de calibre 32, utilizado por Júnior para trocar tiros com os PMs, foram apreendidos durante a operação.

Baralho do crime

Júnior tornou-se o “As” de Copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em setembro deste ano. O pedido para inclusão do nome do traficante no baralho foi feito pelo delegado Laurindo.

Júnior é o fundador do grupo criminoso primeiro Comando do Interior (PCI), em referência ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção paulista criada na década de 1990, em São Paulo.
Desde junho de 2010, quando fugiu da delegacia de Cachoeira, roubando uma pistola calibre 40 do policial plantonista, ele passou a consolidar o grupo que comanda o tráfico de drogas no município, além de distribuir para cidades vizinhas.

A população de Cachoeira propaga que Júnior, que é filho de Oxóssi, fechou o corpo em três terreiros de candomblé em Cachoeira, São Félix e Conceição da Feira. Dizem que até o delegado foi alvo de “trabalhos” do traficante.

Luziane Sampaio de Oliveira de 31 anos caiu de moto e morreu atropelada por um veículo na noite deste sábado(08/10) na rua Tupinambá no bairro São João

Morreu na noite de sábado (08/10/2011) Luziane Sampaio de Oliveira, 31 anos, que morava na rua Coronel José Pinto ,147, Centro.

Ela foi atropelada por um veiculo Fiat Uno, de placa NTD-1393, fato ocorrido na rua,Tupinambá, próximo à Secretária de Serviços Públicos, bairro São João.

Segundo parentes, a jovem estava de corona na motocicleta Honda, de placa NYY-6710, quando ao passar por um quebra molas se desequilibou e caiu. Um veículo que vinha logo atrás não conseguiu desviar e terminou atropelado a mulher, que morreu no local.

O evangélico Cristiano Ferreira dos Santos de 23 anos é espancado e morto a tiros no distrito de Tiquarussu

Cristiano Ferreira dos Santos, 23 anos, que morava na fazenda Capim Grosso no distrito de Tiquarussu, em Feira de Santana foi vitima de espancamento e tiros efetuados por homens desconhecidos .

Ele ainda foi socorrido até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta domingo (09/10/2011).

O delegado Laércio dos Santos, do Núcleo de Homicídios presidiu o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ele não tipificou a morte como latrocínio, embora o aparelho celular da vítima tenha sido levado.

Depoimento de um familiar

Segundo Domingos, o irmão da vítima, o crime tem característica de latrocínio por conta do roubo do celular. Ele acredita que procuraram alguma coisa para roubar e por não terem achado, deflagraram os tiros no seu irmão.

“ Eu não tenho coragem de olhar novamente o corpo do meu irmão, pois está totalmente desfigurado, irreconhecível. Se meu irmão sobrevvivesse, tenho certeza que ele ficaria louco, em razão das pancadas que ele sofreu na cabeça”, desabafou.

A polícia não conseguiu nenhuma informações de moradores do local onde o corpo do evangélico foi encontrado. A Polícia Militar apreendeu duas bicicletas que teriam sido abandonadas pelos supostos criminosos.

O jovem, Marcos Wesley Mello Santos de 20 anos, é baleado na Rocinha e morreu no HGCA na tarde deste sábado (08/10/2011)

Morreu na tarde de sábado (08/10/2011) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Marcos Wesley Mello Santos, 20 anos, que morava na Rocinha, no Ponto Central, foi morto a tiros no final de semana.

Segundo ocorrência policial, a vítima foi baleada na cabeça e nos braços, próximo da residência, por um homem desconhecido .

O corpo foi removido ao Departamento de Policia Técnica de Feira de Santana para ser necropsiado. O crime será apurado pelo serviço de investigação da 2ª Delegacia, sob o comando do delegado Madson Sampaio .

A jovem, Andréia de Jesus de 29 anos, passou mal em um motel e morre a caminho do hospital

Andréia de Jesus, 29 anos, passou mal no interior do Motel Hollywood, localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota, quando estava na companhia do namorado e morreu a caminho do hospital.

De acordo com informações da polícia, a jovem foi socorrida até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu e morreu no trajeto.

O delegado plantonista Euvaldo Costa tomou os depoimentos do namorado da vítima, do taxista que prestou o socorro, além de outras pessoas, que afirmaram que a jovem passou mal durante a relação sexual.

O corpo de Andréia foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, que apontará a causa da morte. Informações preliminares dão conta que ela teria sofrido uma parada cardíaca. A jovem residia na rua Amado Bahia, no Parque Panorama.

Homem ainda não identificado, foi executado em Amélia Rodrigues, na tarde deste sábado (08/10); populares afirmam que a vítima morava em Feira de Santana

Um homem de cor negra e aparentando ter entre 20 e 25 anos foi executado com vários tiros na tarde de sábado (08/10/2011) em uma praça de Amélia Rodrigues.

Segundo informações, por volta das 15h, a vítima se encontrava bebendo em um bar na companhia de duas mulheres, quando quatro homens se aproximaram de moto e começaram a atirar. As mulheres fugiram gritando enquanto a vítima morreu sentada em uma cadeira.

Moradores informaram para a polícia que o homem morava em Feira de Santana, mas tinha parentes naquele município.

O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de feira de Santana.

Wilmar Pereira de Oliveira de 54 anos, foi executado a tiros dentro de um veículo no bairro Sato Antonio dos Prazeres

Foi assassinado com dois tiros no peito, na tarde deste domingo (09/10/2011) Wilmar Pereira de Oliveira Filho, 54 anos. O crime aconteceu entre as ruas Rafani e Caorana, no bairro Santo Antonio dos Prazeres.

Segundo informações, os matadores estavam em dois veículos, uma moto e um carro, e surpreenderam Wilmar, que estava no interior de um carro. A vítima residia na avenida Sérgio Carneiro, no bairro Santo Antonio dos Prazeres.

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Este foi o terceiro crime registrado no final de semana, o 11º do mês, e será investigado pela 2ª Delegacia, sob o comando do delegado Madson Sampaio.

Antonio Auriédson Carneio Nogueira de 34 anos, vítima de um acidente automobilístico morreu no HGCA

Morreu na noite deste domingo (09/10/2011) no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) Antonio Auriédson Carneiro Nogueira, 34 anos , que morava no estado do Ceará.

A vitima estava internada desde o último dia (06 /10) na unidade de saúde em decorrência de um acidente automobilístico .

O local onde ocorreu o acidente não foi descrito na ocorrência policial, mas o corpo foi encaminhado ao necrotério do DPT.

Uma equipe para ficar na história; quarteto fantástico da Polícia Civil

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia publicou no final de semana, no Diário Oficial, a exoneração do delegado Fábio Daniel Lordello Vasconcelos, do cargo de Coordenador da Polícia Civil de Feira de Santana. Para o seu lugar foi nomeado o delegado Ricardo Esteves Brito, que já atuou na equipe de Fábio neste município.

Ricardo Brito deixou a coordenadoria da Alagoinhas e retorna para Feira de Santana. O delegado Jobson Lucas Marques, que atuava como titular da delegacia territorial de Conde será o novo coordenador da Polícia Civil em Alagoinhas.

Após a decisão do coordenador da Policia Civil de Feira de Santana, Fábio Daniel Lordello em deixar o cargo, com a finalidade de assumir a presidência da Associação de Delegados do Estado da Bahia, as coisas começaram a se desmoronar internamente na instituição local.

Saída I

A delegada responsável pelo núcleo de homicídio, Márcia Xavier, considerada o braço direito de Lordello pediu transferência, e seu pedido foi atendido, através do diário oficial do dia 30 de setembro. A delegada ficará à disposição da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Salvador.

A cogitada chegada do novo coordenador Ricardo Brito, que atua no município de Alagoinhas, pode trazer novas mudanças, segundo informações de membros da SSP-Bahia.

Saída II

A mudança deve começar pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) onde a titular, delegada Klaudine Passos pode estar de saída e pode ser substituída pelo colega André Matos, considerado homem de confiança do delegado Brito.

Transferência

O titular da 2ª delegacia e sempre elogiado pela imprensa, delegado Madson Sampaio declarou recentemente para o repórter Denivaldo Costa, que não aceitaria substituir o amigo, Fábio Lordello, na coordenadoria da Polícia Civil em Feira de Santana. Segundo informações, Madson já teria pedido a transferência para Salvador e aguarda a publicação no diário oficial.

As mudanças da nova chefia da Polícia Civil em Feira podem provocar muitas transferências tanto de delegados e agentes para outros municípios, o que é notório em qualquer mudança de comando.

Embora Lordello negue as informações, as conversas de bastidores dão conta que ele e o Secretário de Segurança Pública teriam entrado em rota de colisão e o coordenador, insatisfeito, colocou o cargo à disposição.

Fim da era Lordello em Feira de Santana

Como tudo tem um fim, seja para o bem ou para o mal, é assim que muita gente encara a saída de Fábio Lordello, de Feira de Santana. A equipe coesa começou a minar com a transferência do delegado Marcelo Marques Novo, antigo titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que agora atua na DTE de Salvador.

Por falar na DTE, até a especializada que funciona em Feira e atuava de forma isolada, passou a interagir com Lordello, principalmente depois da chegada do atuante delegado Alexandre Narita. Com o apoio da equipe, o combate ao tráfico de drogas passou a ser mais presente com várias prisões e apreensões.

Atuação de Fáabio Lordello

Sob o seu comando, a Polícia Civil de Feira de Santana prendeu policiais, políticos, desarticulou quadrilhas, desvendou crimes que pareciam sem solução como o “caso Japiassu”, que foi destaque no antigo programa Linha Direta da Rede Globo. Lordello chegou ao cargo de coordenador da Polícia Civil de Feira por competência técnica e quebrou paradigmas ao “destronar” colegas que pareciam se perpetuar no cargo por indicação política.

Admirado por quem gosta do que é certo e odiado por quem gosta de andar por linhas tortas, o coordenador Fábio Daniel Lordello deixa sua marca na história de Feira de Santana. “ A Polícia Civil de Feira de Santana está dividida assim: antes de Fábio Lordello, e depois dele. Um homem de caráter que não é político e nunca aceitou benefícios ou dividendos, mas sempre fazendo com as leis fossem cumpridas, através do seu senso de justiça “, declarou um advogado e corroborado por este Blog.

Quarteto Fantástico

Fábio Lordello, Madson Sampaio, Matheus Souza e Marcelo Novo trabalhavam em sincronia e por isso havia sucesso nas operações, deixando os bandidos surpresos.

A população de Feira de Santana espera que o seu sucessor e demais delegados possam atuar com a mesma competência de Lordello e sua equipe.

*Com informações: Central Blog de Polícia e Correio da Bahia


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.