A cidade de Ruy Barbosa, um dos locais turísticos da Chapada Diamantina, enquanto se prepara para novas competições de asa delta do alto da bela serra do Orobó, no sábado e domingo, esteve durante todo o dia de sexta-feira (14/10), no Ginásio de Esportes “Verbena Santos”, para prestigiar o 11º Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA, com os Gestores Municipais, em parceria com a UPB – União dos Municípios da Bahia.
A abertura do Encontro constou, como sempre tem acontecido em todos os eventos, do cântico ao Hino Nacional, com intensa participação da platéia.
“Todos nós do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia temos o sentimento de que a iniciativa liderada pelo presidente Paulo Maracajá Pereira, já apresenta grandes avanços na prestação de contas dos gestores municipais”, foi como começou a falar o auditor do TCM, Conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna.
Mostrou que a missão do Tribunal é a de atuar de forma pedagógica, orientando e capacitando os gestores, “pois se as contas forem bem formatadas, vamos lucrar todos nós: a sociedade, que terá muito bem empregados os recursos públicos, os gestores que ganharão em credibilidade e o TCM, que não terá que rejeitar contas”.
Aproveitou a oportunidade para agradecer aos que enalteceram os serviços do Tribunal de Contas, enfatizando que “cumprimos apenas com a nossa obrigação, mas é sempre muito gratificante saber que estamos mudando a imagem de algozes perante as Prefeituras e Câmaras Municipais”.
O primeiro a falar foi o prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues, que reconheceu de forma enfática a contribuição que todos os municípios vêm recebendo do Tribunal de Contas e da UPB, “trabalhando unidos para minimizar falhas e criar novos horizontes de entendimento entre as administrações públicas e a sociedade”.
O presidente da UPB, Luiz Caetano, argumentou que “os serviços prestados nestes encontros são inéditos em todo país, pois, pela primeira vez, uma entidade que congrega as Prefeituras se une a um Tribunal para desmistificar que somos inimigos, mas, acima de tudo, parceiros na busca de soluções para o melhor emprego de recursos públicos”.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Auditor Substituto de Conselheiro, Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, representando o presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira; presidente da UPB, Luiz Carlos Caetano; prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado; presidente da UMCD – União dos Municípios da Chapada Diamantina -, prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues; presidente da UNIPPI – União das Prefeituras do Platô de Irecê -, prefeito de Irecê, José Carlos Dourado das Virgens; Inspetor da 12ª IRCE/Itaberaba, Paulo Sérgio Oliveira Santana e o presidente da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Aryosvaldo Sampaio Lyra.
A 12ª Inspetoria Regional de Controle Externo compreende os municípios de Andaraí, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Bonito, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Itaete, Lajedinho, Macajuba, Marcionílio Souza, Milagres, Mucugê, Nova Redenção, Ruy Barbosa, Utinga e Wagner.
O Inspetor de Seabra, Marcos Oliveira Cerqueira, também participou com oito municípios integrantes da 24ª Regional: Abaíra, Boninal, Ibitiara, Lençóis, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã e Seabra. Os representantes de Ipupiara, Iraquara e Souto Soares já estiveram presentes em encontros anteriores.
O 11º Encontro de Ruy Barbosa foi o penúltimo desse tipo de eventos em 2011, sendo que o fechamento da série dar-se-á no próximo dia 28/10, na cidade de Serrinha.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




