SEAGRI trabalha para implantar complexo industrial em Olindina, com objetivo de atender às cadeias produtivas do leite, laranja e mandioca

A viabilidade da esmagadora de oleaginosas que está sendo construída no município de Olindina, no Território de Identidade do Litoral Norte, será reavaliada, e se o projeto não tiver sustentabilidade poderá ser modificado. “Mas o governo vai estudar o assunto cautelosamente e nenhuma decisão será tomada de forma arbitrária”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, informando que o assunto será discutido na próxima semana, em reunião com representantes da Casa Civil, Seagri/Suaf, Secti, Sudic, Fundação Banco do Brasil, MDA e Petrobras Biocombustível, entidades envolvidas no projeto inicial, há cerca de três anos.

A realização da reunião na próxima semana foi decidida na tarde desta sexta-feira, (14), durante encontro do secretário com o presidente da Sudic, Emerson Leal, e Fábio Freitas, da Casa Civil. “Se estivermos errados ainda há tempo para mudar o projeto. Não podemos persistir no erro para não colocar em risco os recursos públicos”, afirmou Salles, sugerindo que, se o aprofundamento das discussões levar à conclusão da inviabilidade da esmagadora, seja estudada a implantação no local de um complexo composto por uma ou até três cadeias produtivas.

Na visão do secretário Eduardo Salles, que é agrônomo e por vários anos trabalhou no setor de biocombustível, a cultura de girassol na região para produzir os 120 mil quilos/dia, capacidade instalada da indústria projetada, é praticamente impossível, volume que não seria conseguido mesmo se considerando a produção num raio de 300 quilômetros.

Ele citou ainda que a utilização do girassol e outras oleaginosas como matéria prima para a produção de biocombustível já foi tentado anteriormente na região e não deu certo. “Reconhecer um erro é nobre. Não podemos errar de novo. Ainda está em tempo de parar e corrigir o que está sendo feito”, disse ele.

O presidente da Sudic informou que as obras não serão paralisadas, uma vez que estão sendo realizados serviços de terraplenagem e de estruturas básicas que servirão para qualquer que seja a destinação do complexo. As discussões vão avançar, devendo contar inclusive com a consultoria do Instituto de Tecnologia de Alimentos, Ital, de Campinas, São Paulo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading