Quatro pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão participar de 8 a 11 de novembro de 2011, da programação científica do V Encontro da Citricultura Sergipe e Bahia e da I Semana da Citricultura Baiana, que serão realizados em Rio Real.
Com o tema “Promovendo a produtividade com qualidade”, o evento organizado pela Agronordeste Comercial e pela Prefeitura Municipal de Rio Real tem como objetivos difundir os conhecimentos tecnológicos da cultura e discutir questões relativas às ameaças fitossanitárias e às perspectivas do setor. No ano passado, o evento ocorreu em Boquim (SE). Ministram palestras os pesquisadores Walter dos Santos Soares Filho (“Porta-enxertos indicados para a citricultura da Bahia e Sergipe”), Eduardo Augusto Girardi (“Clorose Variegada de Citros – CVC e Huanglongbing – HLB: perigos reais para a citricultura de Bahia e Sergipe”), Hermes Peixoto Santos Filho (“Experiência no controle da estrelinha em pomares cítricos da Bahia”) e José Eduardo Borges de Carvalho (“Aumento da produtividade com base em boas práticas agrícolas na citricultura”).
Nos últimos meses, Embrapa e parceiros atualizaram o sistema de produção de citros para a região Nordeste do Brasil. “Este documento terá importante impacto para a citricultura nordestina, naturalmente com os devidos ajustes, relativamente às peculiaridades de cada região produtora”, diz Walter Soares, líder da Equipe Citros da Embrapa e coordenador da discussão. A Embrapa Mandioca e Fruticultura vai aproveitar a oportunidade para divulgar o I Dia do Viveirista de Citros, que vai acontecer em 24 de novembro de 2011, em Cruz das Almas com a finalidade de atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a propagação de mudas.
Com uma área estimada de citros em torno de 82 mil hectares, a Bahia ocupa a segunda posição entre os estados brasileiros, ficando atrás de São Paulo. O município de Rio Real tem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28 mil hectares plantados com citros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




