Contribuir para a formulação de novas alternativas de desenvolvimento industrial do estado, garantindo-se o incremento econômico e social e a redução das desigualdades entre os Territórios de Identidade baianos. Este será o principal objetivo da reunião do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), que acontecerá no dia 16 de novembro, quarta-feira, a partir das 9h30, no Hotel Fiesta, no Itaigara.
Com a presença do governador Jaques Wagner, presidente do Codes, o evento terá como base do debate o estudo preliminar “Política Industrial da Bahia: Estratégias e Proposições”, elaborado pelo Projeto Aliança, que reuniu a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Petrobras, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A publicação traça um diagnóstico de dez setores do segmento industrial de acordo com suas potencialidades para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, entre eles os setores de petroquímica, petróleo e gás, automotivos, naval e agroindústria. Editado em dois volumes, o estudo contou com o trabalho de acadêmicos, empresários e técnicos, que também abordaram temas transversais como desenvolvimento regional, sustentabilidade ambiental, energia, inovação tecnológica e infraestrutura logística.
Especificidades
“O encontro visa contribuir com o debate acerca do papel do setor industrial no desenvolvimento socioeconômico da Bahia, analisando-se as especificidades de cada setor e as demandas em comum que devem ser observadas para assegurar um crescimento equânime de todos os Territórios, compensando-se os descompassos do passado”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, secretário executivo do Codes.
As discussões no dia 16 serão precedidas por uma apresentação do titular da Sicm, James Correia. “A ideia é que, ao final do debate, um grupo de trabalho seja criado para analisar as propostas elencadas, que servirão como contribuições no processo de consolidação da política industrial do Estado”, acrescentou o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares.
O Pleno do Codes é composto pelo governador, o secretário de Relações Institucionais e os 45 membros da sociedade civil, entre empresários, acadêmicos, entidades representativas dos trabalhadores e, ainda, representantes dos setores culturais, étnicos e populações tradicionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




