Nestlé faz parceria com governo e produtores para apoiar revitalização da cacauicultura na Bahia

O processo de revitalização e recuperação da lavoura cacaueira que vem sendo executado pelo governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, com apoio e participação do Ministério da Agricultura, de entidades de produtores, e das universidades da região, deu nesta quarta-feira (30/11/2011), mais um importante passo com a celebração de parceria com a Nestlé do Brasil.

Em reunião realizada há poucos instantes no gabinete do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, instalado no Parque de Exposições de Salvador, onde está acontecendo a Fenagro 2011, com o diretor do Departamento de Agricultura da Nestlé, Terence Baines, foi criado um Grupo de Trabalho, com participação da Nestlé, Ceplac, APC, Seagri, Biofábrica e EBDA, para elaboração do termo de cooperação técnica. Será colocado em prática um Pacto pela Cacauicultura, envolvendo ações nas áreas de ciência, extensão, acesso ao crédito e fornecimento de mudas, dentre outras medidas para incentivar a produção de cacau de qualidade.

Terence Baines destacou que o Estado é grande produtor de cacau, enquanto que a Nestlé é grande consumidora de matéria prima. “O potencial do Brasil é enorme. Precisamos desenvolver ações no que se refere ao aumento da produtividade, da renda do produtor, e da qualidade da amêndoa, queda do desperdício, treinamento dos produtores e gerenciamento rural”, disse.

Para Henrique Almeida, presidente da Associação dos Produtores de Cacau, a reunião demonstrou a preocupação da Nestlé, uma das maiores companhias de alimento do mundo, com o cacau da Bahia. A companhia trará tecnologia de ponta para a cultura do cacau.

Além do secretário, do diretor do Departamento de Agricultura da Nestlé e do presidente da APC, participaram da reunião o vice-presidente da indústria, Fausto Costa, e o diretor da Nestlé Brasil, Marcelo Nascimento; o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio; o diretor de agricultura, Almeida Júnior; o diretor da superintendência da Agricultura Familiar, Jeandro Ribeiro e o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, e Eduardo Thadeu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading