Vitória da Conquista vai ganhar pólo científico de medicamentos

Uma comitiva formada pelo prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes e por autoridades nacionais e estaduais de Saúde está em Cuba para estudar os moldes de implantação de um pólo científico de medicamentos no município. A viagem oficial, feita a convite da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e do governo cubano, começou no dia 20 e termina no dia 25 de novembro (2011). O empreendimento, inicialmente, produziria produtos para alergias e voltados à saúde da mulher e utilizaria para isso mão de obra e matéria prima local.

Além do prefeito, estão na comitiva o representante do Ministério da Saúde, Dr. Heider Pinto; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia da Bahia, Paulo Câmera; o chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto; pela presidente da Bahiafarma, Julieta Palmeira, e pelo diretor de operação da Bahiafarma, Carlos Alberto Trindade. Em Cuba, a comitiva está conhecendo o parque tecnológico do Centro Nacional de Biopreparados/ BioCen, que firmou uma parceria com a Bahiafarma para a instalação da fábrica de medicamentos.

A parceria entre Bahiafarma e BioCen foi firmada no dia 6 de junho de 2011 e visa à criação de um Polo Científico Biotecnológico em Vitória da Conquista para benefício do sistema público de saúde brasileiro, mediante um processo contínuo de pesquisa, desenvolvimento e cooperação externa. A fábrica em Conquista utilizará a mesma tecnologia da BioCen de Cuba. Durante a visita, a comitiva também conhece mais sobre o sistema de Saúde cubano, que é uma das bases da constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

A fábrica de medicamentos que funcionará em Vitória da Conquista, no distrito industrial dos Imborés, foi construída pelo Governo Municipal, por meio do convênio 263/2003 do Ministério da Saúde no valor total de R$ 4.674.306,74 milhões, sendo a contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 367.430,67 mil. O convênio em vigência até o mês de agosto de 2012 prevê construção e compra de equipamentos para implantação do serviço.

A empresa atuará no desenvolvimento de pesquisas de fármacos e medicamentos de interesse para o SUS, em parceria com instituições de pesquisa públicas e privadas. Inicialmente, vai produzir medicamentos da atenção básica, como anti-hipertensivos e hipoglicemiantes, com o apoio técnico da Farmanguinhos/Fiocruz. A segunda etapa do projeto prevê a instalação de uma linha de produção de anticoncepcionais orais de baixa dosagem, para serem distribuídos na rede SUS. A implantação da nova fundação é uma das estratégias adotadas pelo governo da Bahia para fortalecer as áreas de assistência farmacêutica e de tecnologia em saúde, de acordo com suas necessidades e prioridades do SUS.

Sobre a Bahiafarma

A reabertura da empresa de produção pública de medicamentos, fechada em 1996 e extinta em 1999, traz a possibilidade de reinserir a Bahia no complexo industrial nacional da saúde atraindo para o estado novos investimentos e pessoal qualificado. A proposta da Sesab é que a Bahiafarma não seja apenas uma produtora de medicamentos, mas, principalmente, uma indutora do desenvolvimento humano e tecnológico na área farmacêutica para fortalecimento do SUS.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading