De acordo com o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, os condomínios já estão prontos para serem entregues aos beneficiários. Para ele, a medida vai garantir um final de ano mais feliz para estas famílias que sonham com a casa própria.
“A Prefeitura já havia cumprido com todos os procedimentos exigidos pela Caixa Econômica Federal. Os trabalhos de iluminação pública e abastecimento de água também já foram concluídos. O próximo passo será o sorteio das unidades, em seguida os beneficiários farão a vistoria para, então, receberem as chaves de suas casas”, informa Gilberto Ruy.
O programa Minha Casa, Minha Vida, viabilizado através de parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal, já contemplou 7.388 famílias em Feira de Santana. A entrega dos imóveis construídos na primeira etapa do programa deve ser concluída até meados de 2012, conforme previsão da Caixa Econômica Federal. E nesta segunda-feira (12/12/2011) serão iniciadas as obras de construção de mais 237 villages da segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida.
Pavimentação e sinalização na Pedro Suzart, moradores comemoraram intervenção na via com uma caminhada
Uma caminhada pela rua Pedro Suzart, no trecho entre a avenida Maria Quitéria e a rua Senador Quintino, no bairro Olhos D’Água, marcou a entrega da pavimentação asfáltica da via, na noite desta quinta-feira (08/12). Os moradores comemoraram a intervenção, acompanhando o prefeito Tarcízio Pimenta percorrer todo o trecho. Além da pavimentação asfáltica, a via foi contemplada com sinalização e ganhou três conjuntos semafóricos, instalados no cruzamento com a avenida Maria Quitéria.
Para aqueles que já presenciaram vários acidentes ocorrerem no local, a trafegabilidade agora será feita de forma mais segura. “Já presenciei várias colisões e até mesmo capotamento neste cruzamento. Fazia medo pedir para uma criança atravessar a rua e ir à padaria. Era muito perigoso mesmo, pois os acidentes sempre aconteciam com muita frequência. Com os semáforos, os acidentes que porventura ocorrerem serão causados por imprudência dos condutores”, avaliou Ivonete Gomes, que mora na Pedro Suzart há 16 anos.
A comerciante Rafaela Almeida, proprietária de uma doceria localizada em uma das esquinas da via, lembrou que vários reparos já foram feitos no passeio por conta dos acidentes. “O passeio já foi danificado inúmeras vezes. Espero que a partir de hoje não tenha que arcar com estes mesmos gastos. A nossa rua agora está mais valorizada e segura”, pontuou.
Satisfação semelhante foi revelada pelo cantor e compositor da música gospel Vange, que também reside na Pedro Suzart. “Representando a comunidade do Olhos D’Água, agradeço ao prefeito Tarcízio Pimenta por mais este serviço que beneficia nosso bairro. Todos nós estamos muito felizes e temos muito a comemorar”, destacou.
A entrega da pavimentação asfáltica da via foi acompanhada pelos secretários municipais José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Flailton Frankles (Transportes e Trânsito), Wagner Gonçalves (Fazenda), Fabrício Almeida (Comunicação Social) e Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), além do vereador Alcione Cedraz.
Prevenção e controle da meningite, ações educativas em escolas e monitoramento de casos suspeitos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), continua adotando medidas para prevenção e controle da meningite em Feira de Santana, como a realização de ações educativas nas escolas e monitoramento de casos suspeitos. Com o aumento do número de casos registrados na Bahia, a chefe da Viep, Janice Estrela, alerta para a importância das vacinas disponíveis nas unidades de saúde para crianças menores de dois anos.
“Como as crianças correspondem a 90% das vítimas da meningite, os pais ou responsáveis por elas devem ficar atentos ao calendário vacinal. A vacina está disponível nas unidades que integram a rede municipal de saúde”, salienta.
Segundo Janice Estrela, uma ação direcionada ao público infantil vem sendo realizada nas escolas, através do trabalho da equipe de educação e saúde. “Professores e funcionários são orientados a informar sobre a importância do não compartilhamento de objetos individuais entre os alunos, a manter as salas arejadas, além de abordar os sintomas e formas de prevenção da meningite de forma lúdica, através de teatro de fantoches”, destaca.
A chefe da Viep observa, ainda, que o monitoramento de casos suspeitos continua sendo realizado diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados. “Uma equipe técnica de plantão percorre hospitais públicos e privados para que os casos suspeitos sejam imediatamente investigados e seja iniciada a quebra da cadeia de transmissão da doença, com pessoas que mantiveram contato direto com o paciente”, informa.
Este ano em Feira de Santana foram registrados 17 casos da doença dentre todas as etiologias – fungíca, bacteriana ou viral. Em 2010, o total foi de 34, enquanto que em 2009 foram confirmados 37 casos. Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), foram registrados na Bahia, até o dia 24 de novembro, 1.670 casos da doença, com 108 óbitos. Os principais sintomas da meningite são febre, pescoço dolorido, manchas avermelhadas na pele, vômito, confusão mental e nuca enrijecida.
II Seminário da Casa do Trabalhador na próxima semana programação da Setdec será composta de palestras e mesa-redonda
Trabalho, Renda e Sustentabilidade estarão em discussão nesta terça-feira (13/12/2011) e quarta-feira (14/12), no II Seminário da Casa do Trabalhador. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) e vai acontecer no auditório do Colégio Padre Ovídio, situado na avenida Senhor dos Passos, 269, Centro.
No primeiro momento do evento, às 9h, vai acontecer uma apresentação cultural e, às 10h, haverá conferência de abertura com a palestra “Desenvolvimento local sustentável como estratégia para os desafios do mundo do trabalho”. O conferencista será José Raimundo Oliveira Lima.
Às 13h30 do mesmo dia (13/12/2011) as palestrantes Zoraide Gramacho e Elízia Priscila Souza, juntamente com o mediador José da Boa Morte Teixeira, vão proferir mesa redonda sobre Empreendedorismo solidário com o tema “Vivências e incubação”. A programação segue às 15h30 com palestra de César Orrico sobre “Inclusão digital e trabalho”.
Já no dia seguinte (14/12), às 8h, haverá palestra sobre “Empreendedorismo: Tipos e Regularização” com José Aristóteles Rios. O seminário continua com palestra de Maria Angélica da Silva Dias referente à “Educação profissionalizante e mercado de trabalho”.
À tarde, às 13h40, os participantes vão assistir à mostra de vídeo sobre a “Trajetória de qualificação em Feira de Santana”. Na oportunidade, os 460 alunos que realizaram cursos profissionalizantes promovidos pela Setdec, através da Casa do Trabalhador e em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), serão certificados às 15h10. O evento será encerrado com um momento cultural.
Segundo o secretário da Setdec, Magno Felzemburgh, as pessoas interessadas em participar do evento podem se inscrever na Casa do Trabalhador, localizada na rua Castro Alves, 894, Centro, das 7h às 17horas. O seminário é aberto ao público e visa trabalhadores em geral, empresas, sindicatos e associações, além de estudantes.
Novo horário de funcionamento na Sefaz
A sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) vai funcionar em horário especial entre esta segunda-feira (12/12/2011) e sexta-feira (16/12), das 7h30 às 17h, sem interrupção para o almoço. A iniciativa visa atender os contribuintes que ainda não regularizaram a situação com a Prefeitura de Feira de Santana, através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis).
O programa oferece descontos de até 100% na cobrança dos juros, para pagamentos à vista, até o dia 16 de dezembro. Outras duas opções para o pagamento do débito são em 12 parcelas mensais com desconto de 70%, e em 24 parcelas mensais com anistia de 50%.
Segundo o secretário da Sefaz, Wagner Walter Gonçalves, as pessoas interessadas em quitar seu débito devem buscar a repartição o quanto antes, a fim de evitar filas. “O número de atendimento cresceu mais de 40% com relação aos dias comuns, e deve aumentar ainda mais nos próximos dias”, frisa.
A Sefaz está situada na rua Barão do Cotegipe, 764, Centro. O Programa Refis beneficia os contribuintes que têm débito com fatos geradores até 31 de julho de 2011, sobre débitos de qualquer natureza, tributários ou não, inscritos na dívida ativa ou ajuizados.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




