
Usando uma câmera Canon, com filme de 25 ISO, registrei esta imagem do Lago Negro (Gramado – Rio Grande do Sul), em 30 de agosto de 1995.
Regressava de uma viagem, oportunidade em que visitei as cidades de Buenos Aires e Bariloche (Argentina). Depois passei alguns dias no Rio Grande do Sul, ido em seguida, participar de um Congresso Nacional de Fotografia em São Paulo.
A beleza do Lago Negro me tocou de forma especial. Existe certa harmonia entre os elementos naturais e os elementos introduzidos pelo homem. É um lugar a ser apreciado com o sentido do olhar, a percepção do pensamento e a vibração da alma.
Saiba +
O Lago Negro é um lago artificial situado em Gramado, no Bairro Planalto, na Rua A. J. Renner. Aberto diariamente durante 24h, oferece passeio de pedalinhos (de 8:30h às 19h), bar, restaurante e loja de conveniências.
Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. O local em que o lago se encontra atualmente foi destruído por um incêndio em 1942, e Leopoldo Rosenfeld iniciou

seu reflorestamento e a construção da barragem do lago em 1953, procurando semelhança com os lagos da Europa. As mudas de pinheiros que o margeiam foram trazidas da Floresta Negra, em alemão Der Schwarzwald, localizada no sudoeste da Alemanha, no estado do Baden-Württemberg.
Área do Parque Lago Negro – 89.336m²
Área do Lago Negro – 17.470m²
Extensão da Trilha de Caminhada – 740m Lineares
Profundidade máxima do Lago – 14m
Extensão Longitudinal do Lago – 287m
Extensão Transversal do Lago – Máx. 110m / Min. 33m
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




