Entre meia-noite de sexta e seis horas de ontem (04/02/2012), 29 homicídios foram registrados na região metropolitana de Salvador, no quinto dia de greve da PM. A onda de assaltos, mortes, saques a estabelecimentos comerciais, e arrombamentos prosseguiu durante todo o dia de ontem. No total, a violência desencadeada na última terça-feira, a partir da decretação da greve, já resultou na morte de pelo menos 56 pessoas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado.
Nem a Casa de Iemanjá, na colônia de pescadores do Rio Vermelho, foi poupada . Na manhã de sábado, criminosos arrombaram a janela da casa e levaram o cofre com aproximadamente R$ 600 em moedas, depositadas pelos fiéis na quinta-feira, Dia de Iemanjá
Wagner endurece
O governador Jaques Wagner endureceu ainda mais o discurso contro movimento e denunciou a participação dos grevistas nos crimes e atos de vandalismo praticados desde o início do movimento. “Parte dos crimes pode ser fruto de uma operação montada, uma tentativa de criar um clima de desespero entre a população para fazer o governo sucumbir, uma tentativa de guerra psicológica, como ocorreu recentemente em outros estados, como o Maranhão e o Ceará. Não tenho dúvida que parte de tudo isso é cometido por ordem dos criminosos que se autointitulam líderes do movimento. Não vejo como anistiar, perdoar, o que quer que seja. Isso seria como eu dizer a outros criminosos que amanhã eles podem ser anistiados.”, declara.
Até ontem, 15 mandados foram expedidos. — São mais de três mil homens das Forças Armadas para dar tranquilidade ao povo baiano e para fazer com que o Estado de Direito prevaleça. Estando sob Estado de Garantia de Lei e Ordem, qualquer depredação de equipamento configura crime federal, e a Polícia Federal está orientada a fazer com que as transgressões à lei sejam apuradas e punidas com o máximo rigor.
ASPRA nega
O exbombeiro Marco Prisco, presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e seus Familiares (ASPRA) disse que desconhecia a inclusão do seu nome numa lista de líderes da greve com mandado de prisão expedido pela Justiça: “Não sou marginal. Sou policial militar. Tenho dois filhos e sou filho do Senhor, guiado por Ele.”, explica. E concluí dizendo que grevistas não estão por trás das ações de sabotagem e vandalismo que alarmaram a cidade nos últimos dias. “Nosso movimento é pacífico, ordeiro. A única saída para o fim da greve é a negociação.”, finaliza.
Governador descarta reocupação da Assembleia Legislativa, considerando a notícia como “parte da estratégia do grupo criminoso”. A ordem era recuperar as 16 viaturas tomadas pelos amotinados.
Patrulhamento nas ruas
O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Osival Cardoso, informou que o patrulhamento das ruas está sendo feito normalmente, com apoio de uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado e do Exército. Além dos 2,8 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, o Ministério da Justiça informa que estão sendo enviados mais 450 policiais da Força Nacional. Em 30 horas, entre meia-noite de sexta-feira e 6h de ontem, 29 pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana de Salvador. No mesmo período, além das mortes, quase uma por hora, houve dez tentativas de homicídios somente na sexta-feira.
Prisco, Wagner e Gabrielli
Presidente da ASPRA, Marco Prisco explicou que o governador Jaques Wagner, quando ainda era deputado federal, participou com outros parlamentares do PT e de partidos da base do esquema de financiamento da paralisação dos policiais militares do estado em 2001. O exbombeiro acrescentou que o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, que tinha na direção o atual presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, alugou e cedeu, na época, seis carros para garantir a sua fuga da Bahia, onde diz que foi perseguido e ameaçado de prisão pelo então governador carlista Cesar Borges. — O motorista que me levou para Brasília era um funcionário do sindicato, Nelson Souto. Na capital, foi recebido pelo então senador petista Cristóvam Buarque — disse o presidente da Aspra.
*Com informações da Agência O Globo, reportagens de: Biaggio Talento, Míriam Hermes, Luana Almeida e Jéssica Sandesag
Leia +
Desde o início da greve da Polícia Militar ocorreram 59 mortes em Salvador e Região Metropolitana
Governador Jaques Wagner declara que não anistiará policiais militares que cometeram insubordinação
Prefeitura de Feira de Santana confirma presença do Exército nas ruas do município
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




