Em seu discurso de abertura dos trabalhos Legislativos de 2012, na noite do último dia 23, o vereador Gustavo Carmo (PMDB), presidente da Casa, pontuou algumas adequações promovidas no âmbito da estrutura física do prédio e também na parte administrativa.
Antes, ele reafirmou o compromisso que a Câmara Municipal, através de todos os vereadores, tem com a cidade de Alagoinhas, discutindo e aprovando os projetos importantes. “Será um ano de intensa produção legislativa, pois assim nos exige a população”, afirmou o vereador Gustavo Carmo. “Mas temos que conciliar nossa jornada na Câmara com a campanha eleitoral”, disse ele.
Gustavo Carmo ratificou o compromisso da Mesa Diretora da Casa, que imprimiu um novo conceito ao Poder Legislativo, tendo como princípios a modernidade, a transparência e a cidadania.
Com base nesses princípios, disse Gustavo, foi feito o aparelhamento dos gabinetes, equipados para atender bem às demandas populares, reestruturação das áreas administrativas e financeira, com implantação de novas rotinas, softwares, equipamentos, além da melhoria da estrutura física.
A criação da Superintendência Administrativa, que só existia no papel, ampliada na sua estrutura física e na sua capacidade de atuação, hoje está aparelhada para funcionar e atender as demandas dos vereadores, informou Gustavo.
Ele ressaltou também que a Câmara acabou de iniciar o processo de gestão documental, e já tendo sido iniciado o processo de digitalização e armazenamento de todo o material administrativo e legislativo, instrumentos que serão disponibilizados à população através do portal.
Gustavo destacou também que hoje a Câmara Municipal está literalmente nas ruas, pois, mesmo no recesso, várias atividades foram realizadas através do Câmara Itinerante e das sessões itinerantes, instrumentos, segundo ele, importantes para a integração entre a comunidade e o legislador.
Ele também destacou o trabalho desenvolvido pelo setor de comunicação social da Casa, buscando informar à população sobre absolutamente tudo que é debatido e votado. O Portal da Câmara também estará disponibilizado, viabilizado para transmissão das sessões através da TV Câmara. Ele também destacou o trabalho da Ouvidoria da Casa.
Alagoinhas tem mais de 20 mil beneficiários do Programa Bolsa Família
Pelos cálculos do IBGE, são mais de 80 mil pessoas beneficiadas, mais de 65% da população da cidade.
A cidade de Alagoinhas deu um salto de quase 100% no número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, pulando de 12.735 em dezembro de 2008 para 21.147 famílias em janeiro de 2012. Em apenas três anos a cidade ganhou mais de 9 mil novos beneficiários.
Os números foram mostrados pelo prefeito Paulo Cezar Simões durante a abertura dos trabalhos legislativos, na noite da última quinta-feira, 23, para uma plateia de mais de 600 pessoas.
No mesmo período a cidade pulou de uma renda anual de R$ 118 milhões para R$ 180 milhões, fruto de novas empresas e indústrias que aportaram por aqui, além da duplicação da Schincariol, principal locomotiva do desenvolvimento da cidade nos últimos 15 anos.
O IBGE toma como base que cada família beneficiária do Bolsa Família atende a uma média de quatro pessoas, o que se multiplicado por 21 mil ultrapassa a mais de 80 mil pessoas. Para uma população de 148 mil pessoas equivale a mais de 65% dela. Isso significa que, apesar do desenvolvimento gerado pela atração de novos empreendimentos, a concentração de renda aumentou entre os mais ricos e piorou a situação financeira dos mais pobres.
Porém, os números divulgados pela administração na geração de emprego e renda vão de encontro a essa estatística. Se gerou tantos empregos formais como são divulgados é natural que a pobreza seria diminuída e, consequentemente, o número de beneficiários dos programas federais.
No documento lido na Câmara Municipal, o prefeito Paulo Cezar Simões fala que houve celeridade e habilidade por parte da Semas, secretaria que administra o programa na cidade, e conclui que apesar do avanço não houve alardes e sensacionalismos para explorar o assunto.
Câmara aprova dois projetos durante convocação extraordinária
Os vereadores de Alagoinhas deram uma pausa no período de recesso e apreciaram e votaram dois projetos de interesse da cidade no dia de hoje, 7. A sessão ocorreu no Salão Verde da Prefeitura, uma vez que o prédio da Câmara Municipal está passando por reformas e adequações ao novo número de vereadores da cidade.
Presidida pelo vereador Gustavo Carmo (PMDB), a sessão extraordinária contou com a presença de todos os vereadores, bem como de lideranças comunitárias, políticas e empresariais, lotando o auditório.
O primeiro projeto apreciado e votado, fruto de muita polêmica, foi o que promove a doação de um terreno para o Ifet Bahia se instalar no município. Antes das discussões internas, o presidente da Casa abriu um espaço para o secretário de Governo Juscelio Carmo se pronunciar. Ele se posicionou contra a doação do terreno previsto no projeto, parte do Parque da Cidade, local onde já está instalado o CAM – Centro Administrativo Municipal, para onde, segundo ele, deveriam ser instaladas todas as demais secretarias municipais, ao invés de gastos astronômicos com aluguel de imóveis por toda a cidade.
Juscelio Carmo surpreendeu aos presentes, mas deixou claro que não era contra o projeto, mas que ele deveria ser mais bem discutido, uma vez que o município dispôs de 150 dias da primeira visita de diretores do Ifet a Alagoinhas, deixando claro que a escolha não foi uma imposição deles, mas uma opção dos gestores.
“Agora vocês vereadores vão ter que aprovar um projeto, pois o município só tem até amanhã para enviar o termo de doação, e deixo como sugestão a procura por um novo espaço e que isso seja negociado com o Ministério da Educação”, afirmou Juscelio, contando um pouco da história da aquisição daquele espaço, em 1969, pelo então prefeito Antônio Carneiro e, posteriormente doado uma parte à Coelba através do então prefeito Miguel Fontes. Anos depois, o espaço foi adquirido pela prefeitura numa negociação ocorrida na administração passada.
A oposição bateu na tecla de sempre, a urgência na tramitação e aprovação de projetos sem que antes tenham uma discussão com a sociedade e um encaminhamento mais democrático. Radiovaldo Costa, do PT, foi o primeiro a soltar o verbo. “O Governo coloca a faca no nosso pescoço e diz que a responsabilidade agora é nossa, mas não ouviram os barraqueiros de fogos que estão instalados naquela área há mais de 15 anos, além do impacto ambiental”, disse Radiovaldo.
Radiovaldo também parabenizou a coragem e a postura do secretário Juscelio Carmo, firme em suas convicções, mas, sobretudo, pelo amor à cidade.
Luciano Sérgio, também do PT, foi na mesma direção. “Estamos sendo colocados contra a parede, mas estamos votando a toque de caixa uma coisa que deveria ter sido mais discutida com a sociedade. Já o professor Miguel Sil, do PDT, disse que gostaria de ver vários Ifets instalados em Alagoinhas, mas de preferência na periferia, no Mangalô, no Miguel Velho, beneficiando a comunidade mais carente.
Jorge da Farinha, do PTN, argumentou que o pessoal do Ifet esteve várias vezes em Alagoinhas e não aprovou várias áreas apontadas pela administração, uma delas nas proximidades do Uneb.
Ainda se pronunciaram os vereadores José Alfredo Menezes, do PTdoB, e José Edésio Cardoso, do PDT, ambos defendendo o projeto, que ao final foi aprovado pela maioria.
O segundo projeto aprovado foi o que cria um crédito adicional para a Secretaria da Agricultura, aprovada durante reforma administrativa enviada pelo Executivo no final do ano passado.
A secretaria era defendida pelo atual presidente da Câmara, vereador Gustavo Carmo, dada a sua importância como órgão na atração de investimentos no setor para o município.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




