Portadores de Parkinson podem desenvolver Osteoporose

Na Semana Nacional de Orientação ao Mal de Parkinson, que se inicia hoje e segue até 11 de abril, especialistas advertem que portadores da doença têm um risco aumentado de desenvolver osteoporose, dor nas costas (lombalgia) e fibromialgia. Daí a importância do acompanhamento por um reumatologista, que irá atuar no controle e tratamento dessas outras manifestações e num diagnóstico mais preciso.

“No parkinsoniano, é comum o comprometimento ou deformidade das articulações por artrose, o que muitas vezes é confundido com artrite reumatóide”, esclarece o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho. O Mal de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa caracterizada por tremor mesmo em repouso, rigidez do corpo, lentidão, dificuldade de coordenação motora e de marcha (caminhar).

No caso da osteoporose, caracterizada pela perda de massa óssea, quando associada à doença de Parkinson, pode ser prevenida com a ingestão adequada de cálcio e vitamina D e a realização de exames específicos, como a densitometria óssea. “Vale ressaltar a importância do diagnóstico precoce, já que, em alguns casos, a osteoporose pode ser imperceptível e nem sempre é seguida de fratura”, ressaltou o reumatologista.

 


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading