
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), instala na quinta-feira (10/05/2012) o Observatório Milton Santos da Equidade Social, durante seminário que será realizado a partir das 8h30 na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Segunda Câmara Temática do Codes, o Observatório terá a participação de representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil para realização de estudos que subsidiem a formulação de políticas para o enfrentamento das desigualdades sociais.
Batizado em homenagem ao geógrafo Milton Santos, um dos maiores intelectuais baianos, falecido em 2001, o Observatório da Equidade Social terá como meta realizar o cruzamento das estatísticas e informações dos diferentes bancos de dados acerca da realidade social da Bahia, promovendo o acompanhamento e aprimoramento das ações e políticas de governo.
Com a presença de conselheiros e conselheiras do Codes, além de integrantes de secretarias estaduais e dos movimentos sociais, o seminário contará com palestra do economista e educador Marcos Arruda, presidente do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), que abordará novos conceitos como o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) e a conexão dos atuais indicadores socioeconômicos com as metas do desenvolvimento estabelecidas pelo ONU.
Ainda antes do debate, os pesquisadores Herton Ellery Araújo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado à Presidência da República, e Armando Castro, da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos, autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), que apresentarão os últimos estudos sobre a questão da pobreza e das desigualdades no Brasil e na Bahia.
Antes do Observatório Milton Santos da Equidade Social, o Codes já havia instituído, em março, a Câmara Temática Desenvolvimento e Sustentabilidade. Até o final do ano, estão previstas câmaras voltadas para áreas como agricultura, infraestrutura e formação profissional e tecnológica.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




