O Governo do Estado da Bahia participa em Brasília do seminário Diálogos Federativos Rumo à Rio+20, promovido pelos Ministérios das Relações Institucionais e de Meio Ambiente para colher sugestões e reunir iniciativas sobre os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A atividade envolve secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e da área social de todos os estados brasileiros, buscando a transversalidade, fundamental para a construção de um novo modelo de desenvolvimento pautado na inclusão social, na proteção do ambiental e no crescimento econômico, os três pilares da sustentabilidade.
A Bahia está representada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, de Planejamento e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado a Serin.
Para dar suporte às discussões, foram mapeadas e analisadas iniciativas da economia verde com inclusão social promovidas pelos governos a partir dos biomas continentais brasileiros. A Bahia tem destaque especial por possuir em seu território três tipos bioma, a caatinga, o cerrado e a mata atlântica.
Esta analise ” é fundamental para gerar informações que apoiem a elaboração de políticas públicas que articulem o conjunto de seres que habitam em um determinado espaço geográfico com clima e vegetações semelhantes e assim possibilitar uma percepção de aspectos determinantes de cada realidade”, salienta Edson Valadares, Coordenador executivo do Codes.
Para Mara Moraes, Secretária de Desenvolvimento Social, “o evento fortalece a compreensão de que a erradicação da pobreza é inadiável e fator de grande relevância para a consolidação do desenvolvimento sustentável com equidade social” .
Por sua vez, para Luis Ferraro, Diretor de Educação Ambiental da Sema, “estes Diálogos Federativos vem em boa hora para facilitar os diálogos e articulações entre União, Estados e Municípios para o desenvolvimento da governança nacional para a sustentabilidade. Não há governança ambiental global sem governança ambiental em todos os níveis federativos”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




