Nepotismo na Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, na gestão de Alessandro Dias

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (23/05/2012), julgou parcialmente procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Alessandro Dias Rodrigues, pela prática de nepotismo, no exercício de 2011.

O relator, conselheiro substituto Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, aplicou uma multa de R$ 3 mil ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão.

A denúncia, feita pelo vereador Luiz Carlos de Souza, informava sobre a prática de nepotismo no Município, com a nomeação “desenfreada” de parentes do gestor para o exercício de cargos em comissão e de confiança, relacionando os nomes de 11 pessoas, dentre as quais uma irmã e uma cunhada, recentemente afastadas da folha, persistindo outros irmãos, tios, cunhados e primos.

Em sua defesa, o prefeito negou ter havido contratação ou nomeação irregular de seus parentes, pois as pessoas mencionadas se referem a servidores concursados ou ocupantes de cargos de natureza política, estando assim excluídas das proibições do Supremo Tribunal Federal.

Foi, contudo, constada a contratação ilegal de profissional médico que é sobrinho do gestor, sem concurso público e por inexigibilidade de licitação, e também a manutenção em cargo comissionado de um tio, ambos seus parentes em linha colateral em terceiro grau, caracterizando prática de nepotismo.

*Com informações do TCM


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading