Policiais baianos suspeitos de torturar e matar preso se entregam à corregedoria

Os três policiais civis baianos suspeitos de espancar e causar a morte de um jovem de 21 anos que estava detido provisoriamente na Delegacia Territorial de Porto Seguro (BA) se entregaram à Corregedoria da Polícia Civil na noite dessa quinta-feira (19/07/2012).

Otávio Garcia Gomes (43), Joaquim Pinto Neto (42) e Robertson Lino Gomes da Costa (44) estavam foragidos desde a última segunda-feira (16), quando a 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro decretou a prisão preventiva do grupo. O quarto suspeito de ter participado das agressões, Murilo Bouson de Souza Costa (22), que é filho de Costa, continua foragido.

Os quatro são suspeitos de agredir Ricardo Santos Dias no interior da delegacia, na madrugada do último sábado (14), durante o plantão de outros agentes. Socorrido em uma unidade de saúde, Dias não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no sábado. Informações preliminares apontam que a causa da morte foi traumatismo craniano.

No último sábado, segundo a Polícia Civil, os três policiais chegaram à delegacia junto com Bouson poucas horas após Dias e mais três homens (sendo dois adolescentes) terem sido detidos por tráfico de drogas. Conforme a Polícia Civil, Dias portava uma arma ilegal no momento em que foi detido pelos policiais militares. Dois dos policiais estavam de folga e o terceiro de férias na madrugada de sábado.

Na delegacia, os investigadores verificaram que Dias era o principal suspeito de ter matado o comerciante Elinaldo Oliveira Nascimento (45), dono de uma relojoaria no centro de Porto Seguro, durante um assalto na quarta-feira (11) da semana passada, e o recolheram à carceragem.

Câmeras de vídeo do circuito de segurança da delegacia gravaram o momento em que os quatro suspeitos chegaram e deixaram o local, além da presença de outros policiais. Trechos da gravação vazaram e foram exibidas por vários veículos de comunicação. As imagens mostram um dos três principais suspeitos segurando um pedaço de madeira enquanto conversa com outro policial.

O que aconteceu a partir daí é alvo da investigação conduzida pelo delegado Evy Paternostro, da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. Antes de os policiais se entregarem, o delegado já havia ouvido oito testemunhas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading