Eleições 2012: Salvador deve totalizar votos até as 22 horas do domingo

Sede da Prefeitura Municipal de Salvador. Resultado define novo gestor do município.
Sede da Prefeitura Municipal de Salvador. Resultado define novo gestor do município.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estima que a apuração dos votos dos eleitores de Salvador esteja concluída até as 22h de domingo. No estado, a previsão é que mais de 90% das urnas já estejam apuradas até as 23h. “Talvez, uma ou outra seção tenha problema com a urna. Mas essa é a previsão”, disse o diretor-geral do TRE-BA, André Beserra, à Agência Brasil.

Beserra acredita que o pleito no estado transcorra de forma pacífica e tranquila e que o eleitor não terá dificuldades na escolha dos seus candidatos. “É uma eleição municipal, o tempo [de votação na urna] é mínimo, são apenas dois candidatos a serem escolhidos”, considerou.

Ontem (6), o TRE-BA sorteou quatro urnas eletrônicas que serão usadas na votação paralela. Segundo o diretor-geral do TRE-BA, esse é um procedimento usado em todo país para atestar a segurança dos equipamentos.

“São sorteadas quatro urnas e elas acompanham as votações oficiais. Elas estão preparadas para a eleição de amanhã e são retiradas [dos locais de votação] para fazer essa simulação no tribunal. O Ministério Público, os partidos e a sociedade podem acompanhar o processo de votação paralela para assegurar que não há nenhum voto computado para nenhum candidato, por exemplo”, explicou.

Foram sorteadas urnas dos municípios de Picaetá, Canamacan, Monte Santo e da capital. De acordo com a Justiça Eleitoral, 4.907 urnas foram colocadas à disposição em Salvador, sendo que 20% delas ficarão de reserva. Em todo o estado, mais de 37 mil urnas serão usadas no pleito de amanhã. A Bahia tem mais de 10 milhões de eleitores aptos a votar e Salvador, maior colégio eleitoral do estado, tem quase 1.9 milhão de eleitores.

Na capital baiana, a um dia da eleição, o clima é de tranquilidade. O período eleitoral só é lembrado pelas centenas de placas com propaganda dos candidatos nas principais vias da cidade.

Dos seis candidatos a prefeito, três optaram por sair às ruas ontem (06/10/2012) em carreatas. Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), Nelson Pelegrino (PT) e Hamilton Assis (PSOL) passarão o dia nas ruas. Já Mário Kertész (PMDB) se reúne com correligionários. Márcio Marinho (PRB) e Da Luz (PRTB) não divulgaram suas agendas.

Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading