Como forma de protesto, Juízes do Trabalho na Bahia não vão participar da Semana da Conciliação do CNJ

O movimento que é nacional deixará  de realizar aqui na Bahia, durante o período de 07 a 14 de novembro de 2012, cerca de 1000 conciliações. O protesto tem como objetivo demonstrar a insatisfação dos magistrados em relação ao andamento dos entendimentos entre os Poderes no que se referem à reposição salarial dos últimos anos. Nos últimos cinco anos, os juízes tiveram reajuste de 9% para uma inflação de 31%.

De acordo com números do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, foram realizadas em 2011, cerca de 1.920 conciliações e quase 14 milhões foram pagos em decorrência de acordos celebrados durante a Semana de Conciliação. A não participação na Semana de Conciliação é um mecanismo de protesto dos juízes do Trabalho. As audiências que seriam realizadas durante a semana serão antecipadas ou marcadas para datas próximas. A medida é resultado da insatisfação da magistratura trabalhista. Isso representa uma subtração de quase um quarto do poder de compra.

De acordo com a presidente da  Associação dos Magistrados do Trabalho, juíza Ana Claudia Scavuzzi. “A Bahia vai acompanhar a indicação nacional, pois entendemos que essa é única forma de demonstrar nossa indignação ao tratamento que a magistratura vem recebendo por parte do Poder Executivo, descumprindo inclusive a constituição Federal  ”, avalia a juíza.

A deliberação pela não participação na Semana da Conciliação foi praticamente unânime. A Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho protocolou ofício para formalizar o comunicado feito anteriormente ao ministro Ayres Britto. De acordo com o presidente Nacional, Renato Sant’anna, “ No momento em que você passa a desvalorizar a importância de um poder, seja ele qual for esse poder começa a perder sua independência. A democracia brasileira é jovem, mas está sustentada pelo equilíbrio entre os poderes. Qualquer desequilíbrio significa ameaça à democracia plena”, pontuou o juiz.

Números da Justiça do Trabalho 

Tramitaram na Justiça do Trabalho no ano de 2011, 6,9 milhões de processos, 5% a mais do que no ano anterior, sendo que o número de casos novos cresceu 10%. O número médio de sentenças por magistrado aumentou pelo segundo ano consecutivo, atingindo 1.172 casos julgados por cada um em 2011.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading