
Cinco faculdades privadas em Feira de Santana estariam sob o controle de um grupo empresarial. A informação é do vereador Marialvo Barreto. Trata-se da Kroton Educacional, empresa controlada pelo fundo americano Advent.
“O monopólio agora foi formado”, disse o petista, em pronunciamento na Câmara. “As faculdades Unopar, Uniasselvi, Pitágoras, UCSAL pertencem ao Grupo Kroton, e agora a FTC”, informou Marialvo, que é dirigente do Sindicato dos Professores da Rede Particular (Sinpro).
Em sua opinião, há uma permissividade prejudicial ao setor, no Brasil. “A internacionalização e a mercantilização do ensino de uma maneira vergonhosa”.
Ele disse, em discurso na Câmara, nesta quarta-feira (05/12/2012), que acha um absurdo ver ações do setor de educação sendo negociadas na Bolsa de Valores.
“Lamento muito a falta de regras para disciplinar as ‘aves de rapina internacionais’, que atualmente vêm ao Brasil querer transformar em serviço a atividade da educação”.
O petista acredita que o grupo Kront “vai fazer um monopólio, vai demitir todo mundo aí e botar aula presencial em telão. Ou seja, um professor apenas dando aula com transmissão para todo o Brasil”, disse ele, afirmando que é a precarização do trabalho do professor.
Demissões
Segundo o vereador, prepostos da Faculdade Uniasselvi de Feira de Santana foram, esta semana, ao Sindicato dos Professores de Escolas Particulares para pedir a homologação de 40 docentes demitidos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Sobre a Kroton Educacional
A Kroton Educacional é uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil, com uma trajetória de mais de 45 anos na prestação de serviços no Ensino Básico e de quase 10 anos no Ensino Superior, por meio da marca Pitágoras. Em 2010, a Kroton adquiriu o Grupo IUNI Educacional, instituição que também atua na graduação e pós-graduação por meio das marcas UNIC, UNIME e FAMA. Atualmente são 39 unidades de Ensino Superior, presentes em 9 estados e 28 cidades brasileiras.
A Companhia ainda conta com mais de 770 escolas associadas em todo o território nacional, além de cinco no Japão e uma no Canadá, por meio da Rede Pitágoras. Na área pública, a instituição está presente com a marca Projecta, que tem o objetivo de levar educação de qualidade aos municípios brasileiros por meio de programas de gestão, materiais didáticos e avaliações educacionais.
Já a marca INADE (Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional) é responsável pelo desenvolvimento de avaliações educacionais com o objetivo de contribuir efetivamente com a melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos das escolas e redes de ensino públicas e privadas de todo o país.
Como investimento social, a Companhia mantém a Fundação Pitágoras, uma organização sem fins lucrativos, que viabiliza projetos educacionais em instituições públicas e privadas. O objetivo é transferir tecnologia de gestão e capacitar os profissionais para melhorar o desempenho dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Números
92 mil alunos de ensino superior e pós-graduação
22 faculdades com a marca Pitágoras
15 faculdades com a marca UNIC / UNIME / FAMA
281 mil alunos no ensino básico
770 escolas associadas no Brasil, além de 5 no Japão e 1 no Canadá
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




