Governo da Bahia lança edital para fortalecimento da cadeia produtiva de caprinos de leite

Wilson Dias apresentou oficialmente o edital 005/2012 do Governo da Bahia.
Wilson Dias apresentou oficialmente o edital 005/2012 do Governo da Bahia.

Em solenidade realizada na cidade de Valente, na região do Sisal, o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, representando o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, lançou oficialmente o edital 005/2012 do governo da Bahia, para seleção de projetos públicos, com o objetivo de estruturar a cadeia produtiva da caprinocultura de leite nos municípios dos territórios de Identidade de Irecê e do Sisal. O edital faz parte do acordo de cooperação entre o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura/Sedir/Car e o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

De acordo com o secretário Eduardo Salles, num segundo momento serão contemplados os territórios de identidade Chapada Diamantina, Piemonte da Diamantina, Médio Rio das Contas e Sertão do São Francisco.

O edital prevê o apoio à projetos e empreendimentos da agricultura familiar, para associações e cooperativas produtoras de caprinos de leite. Serão selecionadas 50 propostas, cada uma para atender a grupos de 20 famílias. Os agricultores poderão se inscrever para obter kits de caprinocultura de leite, com máquinas forrageiras, 100 matrizes e cinco reprodutores com aptidão leiteira, ou para receber tanques de resfriamento de leite com capacidade de armazenamento de dois mil litros. Segundo Wilson Dias, o edital vai estimular e fortalecer a produção de leite de cabra na Bahia.

“O objetivo do projeto é constituir bacias de leite de caprinos na Bahia, das quais uma em Irecê e outra na região do Sisal, onde já existe certa atividade do setor. Na região de Irecê temos um lacticínio, em Jussara, que já está funcionando, atendendo a 100 criadores. No território do Sisal contamos com dois lacticínios, um da Apaeb e outro em São Domingos, com cerca de 300 criadores. A estratégia do edital é fortalecer estes criadores, e expandir significativamente a produção” afirmou Dias.

Para se inscrever no edital, os agricultores familiares terão que apresentar as propostas de forma simplificadas, preenchendo o formulário de manifestação de interesse, que serão avaliados por comissão técnica do Estado e terão que atender a alguns pré-requisitos como ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap Jurídica), possuir CNPJ e ser estabelecido na Bahia há pelo menos dois anos. Para facilitar o processo os agricultores contarão com os extensionistas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que irão prestar assistência técnica gratuita para a confecção dos projetos.

A inscrição pode ser feita por meio de postagem com aviso de recebimento (AR), em envelope lacrado contendo os documentos especificados no edital, endereçada à CAR, Avenida Luiz Viana Filho, número 250, Avenida II, Conjunto Seplan, Centro Administrativo da Bahia (CAB), CEP- 41.745-000, Salvador-BA, identificando o Edital 05/2012, seleção de beneficiários para ações de desenvolvimento da caprinocultura de leite.

O produtor do Assentamento Mucambinho, em Santa Luz, José Hamilton da Silva, é um dos que desejam participar do edital e quer aproveitar o bom momento da agricultura familiar na região. “Este edital é muito importante, principalmente para nós produtores de caprinos de leite. Ele vai fortalecer a cadeia produtiva na região, gerando renda para homens e mulheres que tiram seu sustento desta atividade. A perspectiva é que possamos vender nossos produtos para o PAA e o PNAE, produzir leite pasteurizado e iogurte de leite de cabra para a alimentação escolar. Com este projeto esperamos instalar um lacticínio na nossa comunidade, em Santa Luz” afirma Hamilton

Além de receberem kits de caprinocultura de leite e tanques de resfriamento, os produtores da região terão que repassar os benefícios para outros criadores da região. Uma cláusula no edital garante a contrapartida das entidades, que deverão repassar a mesma quantidade de animais recebidos para outras famílias após 18 meses. Segundo Wilson Dias, a ideia é que o projeto possa incentivar cada vez mais as famílias da região. “A nossa expectativa é que em cinco anos, possamos aumentar o número de criadores de caprinos de leite. Queremos ampliar de 300 para 2 mil criadores no Território do Sisal, assim como elevar de 100 para 500 criadores em Irecê” explicou.

O edital 005/2012 faz parte de uma série de seleções públicas feitas pelo Programa Vida Melhor no Campo. Em 2012, foram lançados editais voltados para o fortalecimento da fruticultura, apicultura, caprinocultura de corte, caprinocultura de leite e agroindustrialização da agricultura familiar. Juntos, os editais totalizam investimentos de R$ 61 milhões do governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e Banco Nacional de Desenvolvimento e Ação Social.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading