
A política é feita de ritos e símbolos. Na manhã de hoje (20/12/2012), o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM) anunciou a equipe do primeiro escalão, que toma posse no dia 1º de janeiro. O rito, neste caso, é marcado com o poder de nomear pessoas que representem os interesses do governante.
Descontentamento
O deputado Carlos Geilson, apoiador da candidatura de José Ronaldo, chegou a gravar depoimento pedindo votos para o político, além de ter alinhado o PTN à campanha, e de ter sido presença constante nos eventos promovidos pelo então candidato José Ronaldo, viu o desejo e a possibilidade de influir na maquina municipal, ir para o caminho da decepção, pela completa ausência de nomes ligados a liderança do próprio deputado.
Ronaldo é o que sempre foi, personalista, de ceder pouco ou nenhum espaço no governo para apoiadores. Mas, Geilson alimentava a esperança, pois tendo participado da campanha, entendia ter o direito de indicar nomes para o primeiro escalão do governo. Não foi o que ocorreu, e Geilson fez o gesto, melhor, simbolizou o descontentamento não comparecendo ao evento.
Para evidenciar o quanto estava contrariado, usando uma camisa vermelha, quem aparece no almoço de confraternização promovido pelo deputado petista Zé Neto? Ninguém mais, ninguém menos, do que o oposicionista Carlos Geilson. Que não encontrou tempo de prestigiar o aliado José Ronaldo, mas foi ao encontro de Zé Neto. Geilson simbolizou o inicio de uma provável ruptura.

Farpas
Os três vereadores petistas, Alberto Nery, Pablo Roberto e Beldes, foram à nomeação dos secretários e tiveram que ouvir calados às criticas que Ronaldo fez ao Partido dos Trabalhadores, e ao deputado Zé Neto. Foi constrangedor, e chegaram a cogitar sair antes do término do evento.
Durante o almoço, Zé Neto, reunido com políticos e jornalistas, devolveu: “Ronaldo sabe o quanto fui vítima dos ataques promovidos durante a campanha dele. Lamento que ele demonstre descortesia e lhe falte à compreensão necessária para entender que o momento do palanque passou, e o que todos nos queremos é trabalhar por Feira de Santana.”.
Exclusiva para radialista
O dublê de radialista e advogado Dilson Barbosa recebeu, de forma exclusiva para entrevista, o prefeito eleito José Ronaldo, nos estúdios da rádio Sociedade de Feira de Santana, logo após o anúncio oficial dos nomes.

Estrategicamente Ronaldo escolhe um ‘aliado’. Durante os dois governos de Ronaldo, e durante o governo de Pimenta, Barbosa alugou para a prefeitura a mansão que possuí, em um dos bairros mais sofisticados de Feira de Santana. O curioso é que a mansão abrigava um serviço voltado à assistência social. Talvez, porque Ronaldo acredite existir muitos pobres na Santa Mônica precisando de assistência social, então escolheu por coincidência, o imóvel do radialista.
A relação estabelecida entre José Ronaldo e Dilson Barbosa através do aluguel de imóvel, é o tipo de relação que se configura em uma perigosa mistura de valores éticos, interesses públicos, interesses pessoais e poder midiático. A sociedade espera que este tipo de postura seja revista no governo que se inicia.
Nomes no governo
Dos 19 pessoas anunciados por Ronaldo, seis fizeram parte do primeiro escalão do governo de Tarcízio Pimenta e um fez parte do segundo escalão. Se isto não é continuidade administrativa, então…
Confira os nomes indicados

Administração – João Marinho Gomes Júnior (fez parte do governo de Tarcízio Pimenta)
Agricultura – Ozeny Moraes (fez parte do governo de Tarcízio Pimenta)
Chefe de Gabinete – Mário Borges (fez parte do governo de Tarcízio Pimenta)
Comunicação Social – Valdomiro Silva
Desenvolvimento Econômico – Antônio Carlos Borges Júnior
Desenvolvimento Social – Ildes Ferreira
Desenvolvimento Urbano – José Pinheiro (fez parte do governo de Tarcízio Pimenta)
Educação – Jaiana Ribeiro
Fazenda – Expedito Eloy (fez parte do governo de Tarcízio Pimenta)
Habitação – Sandro Ricardo
Meio Ambiente – Roberto Tourinho
Planejamento – Carlos Brito (fez parte do governo de Tarcízio Pimenta)

Prevenção à Violência – Mauro Moraes
Saúde – Denise Mascarenhas
Serviços Públicos – Wilson Couto
Transportes e Trânsito – Major Ebenezer Tuy
Presidente da Fundação Hospitalar – Gilbert Lucas (segundo escalão do governo de Tarcízio Pimenta.
Direção do Hospital da Mulher – Charline Portugal
Superintendência do Procon – Suzana Mendes
Leia +
Deputado e líder do governo na AL-BA, Zé Neto apresenta balanço do mandato em evento para a imprensa
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




