Morre o ex-ministro Fernando Lyra

O ex-ministro da Justiça do governo José Sarney, Fernando Lyra, morreu ontem (14/02/2013), às 16h50, no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Ele estava internado no InCor desde o último dia 5, quando foi transferido do Hospital Português, do Recife. O ex-ministro apresentava insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a uma infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acometia há cerca de 20 anos.

Lyra foi ministro da Justiça de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Antes de se internar, Fernando Lyra escrevia artigos para a revista Carta Capital.

Dilma destaca papel de Fernando Lyra na defesa da democracia brasileira

A presidenta Dilma Rousseff divulgou ontem (14/02/2013) nota de pesar pela morte do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. “A democracia brasileira perdeu um de seus mais expressivos defensores”, diz a presidenta, lembrando que Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no país.

“Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos”, ressalta a nota de Dilma.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading