
A forte estiagem que vem assolando cada vez mais o município de Feira de Santana, nos últimos meses, vem causando diversos problemas nas comunidades, que estão a sobreviver através de sextas básicas doadas pelas comunidades, após apelo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (STR Feira). Com a perda 90% do plantio do o feijão, do milho e da mandioca, a sociedade paga em média 6,00 reais pelo kg do feijão e farinha. Outro problema agravante é a falta de água, mesmo com o ‘apoio’ do exercito e da prefeitura, a ajuda é insuficiente. Tudo isso é provocado pela falta de políticas públicas definidas e preventivas, por parte dos governos estaduais e municipais, o problema se estende ano após ano.
Com a decisão publicada no Diário Oficial do Estado, no sábado (09/03/2013), o Governador do Estado da Bahia Jacques Wagner decretou estado de emergência por conta da seca, em 214 cidades baianas, por surpresa do STR Feira, a Princesa do Sertão ficou de fora do decreto, causando problemas ainda maiores para as nossas comunidades. A falta da incorporação da cidade neste decreto deixa o município com ações limitadas, não terá novos investimentos e recursos para a zona rural, para a ampliação de ações emergenciais, contra a seca, como por exemplo: mais carros pipas, limpeza de tanques, cavar novos tanques, novas frentes de trabalho e até a distribuição de sexta básicas.
O STR Feira reconhece o papel do Governo do Estado mais não podemos deixar de cobrar do governador a inclusão do município de Feira de Santana, neste decreto, para podermos salvar vidas e dar esperanças às famílias de agricultores familiares.
Dados da zona rural de Feira de Santana:
– em 2011, perda de 80% e em 2012, perda de 90% das plantações.
– 8 distritos população média de 25 mil habitantes agricultor familiar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




