MPT firma TAC para combate ao trabalho infantil em Feira de Santana

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia firmou um termo de ajuste de conduta com a prefeitura de Feira de Santana para a implantação de políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente e de combate ao trabalho infantil. O município se comprometeu a realizar 23 itens que vão desde a criação de manutenção de conselhos tutelares e programas de erradicação do trabalho infantil ilegal até a construção de creches e espaços para a prática esportiva. O documento estabelece prazos para a adoção das medidas e uma multa de R$20 mil para cada cláusula descumprida, a ser paga pela pelo município ou seu gestor.

“Esse é um TAC de grande importância para a infância e a juventude de Feira porque é o compromisso do poder público de adotar medidas efetivas de proteção de crianças e adolescentes e de combater o trabalho ilegal dos menores, além de promover um amplo diagnóstico do problema para a adoção de medidas efetivas de enfrentamento”, explicou o procurador do trabalho Alberto Balazeiro, que atuou no caso junto com a procuradora Annelise Leal.

Na época, o MPT se reuniu com o prefeito eleito, José Ronaldo, que afirmou: “Eu me comprometo em acionar todos os meios para que Feira possa em breve erradicar o trabalho infantil.” Agora, com a assinatura do termo pelo prefeito e pelo secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira. Dentro de um ano, a prefeitura terá que apresentar um diagnóstico do trabalho infantil e a cada quatro meses se comprometeu a informar as ações para a realização desse estudo. Também ficou acertado que já no orçamento do próximo ano constarão recursos específicos para a execução de programas.

Programa de apoio – Como medidas imediatas, estão a realização de resgate com cadastro de crianças e adolescentes em situação de trabalho ilegal e inclusão deles em programas de apoio. O documento também prevê ações de qualificação profissional, com o estabelecimento de parcerias com o Senai, Senar e o Senac, dentre outras instituições, além do oferecimento de incentivos fiscais para empresas que adotarem programas de aprendizagem para menores. Dentro de um ano a prefeitura terá que construir cinco creches e em até dois anos construir a quantidade de creches necessária para atender a demanda apontada no diagnóstico.

A proposta do MPT foi formalizada durante inquérito civil sobre a carência de políticas públicas para a criança em Feira de Santana, instaurado em 2006. Como parte das ações para combater o problema no município, o MPT realizou força-tarefa no mês de dezembro em feiras livres da cidade e flagrou mais de 200 menores trabalhando irregularmente, isso sem que o poder público tenha ações significativas para inibir essa prática. Feira registra atualmente o segundo maior índice de menores exercendo atividades profissionais irregulares. O TAC prevê fiscalizações mensais no Centro de Abastecimento.

Parcerias – Também em dezembro, foi realizada audiência pública no Centro Cultural Maestro Miro sobre aprendizagem profissional com representantes dos 50 maiores empregadores do município, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de entidades ligadas à aprendizagem, além de representantes de conselhos tutelares e do CMDCA. O MPT se reuniu ainda com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba) a fim de buscar parcerias no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual infantil.

Em fevereiro último, a Justiça do Trabalho condenou a prefeitura de Aracaju por negligência no combate ao trabalho infantil. Na sentença, o juiz da 1ª Vara do Trabalho da capital sergipana determinou a adoção de uma série de ações, como cadastramento de menores trabalhando em feiras livre e implantação de programas de aprendizagem profissional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading